Norte do Alabama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Norte do Alabama é uma região do estado do Alabama, Estados Unidos. Compreende 12 condados:Cherokee, Colbert, DeKalb, Franklin, Jackson, Lauderdale, Lawrence, Limestone, Madison, Marshall, Morgan e Winston, com uma população de 958.247 habitantes, representando 20,84% da população do estado.

A cidade âncora é Huntsville, mas outras cidades de médio porte são importantes (apresentadas aqui em ordem decrescente em termos populacionais): Decatur, Florence (juntamente com suas cidades-irmãs Muscle Shoals e Tuscumbia) Madison e Athens.

Decatur e Florence também pertencem ao Noroeste do Alabama, porque elas são importantes centros econômicos ao norte Birmingham e oeste de Huntsville. Muitas corporações usam Decatur como um polo regional no Noroeste do Estado, porque Huntsville está localizada mais a leste. Entretanto, Florence, historicamente é o principal centro cultural do noroeste.

Alguns departamentos tendem chamar a região de Vale do Tennessee em referência ao Rio Tennessee que corre no extremo norte do estado. Uma Seção do Leste do Tennessee divide o nome de Vale do Tennessee.

Condados/Cidades/Áreas designadas pelo Censo[editar | editar código-fonte]

Huntsville, maior cidade do Norte do Alabama

Áreas metropolitanas[editar | editar código-fonte]

Áres Micropolitanas[editar | editar código-fonte]

Principais Cidades[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Alabama é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.