Novafapi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O centro universitário UNINOVAFAPI é uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no Estado do Piauí, na cidade de Teresina. Tem como núcleo a área de Saúde também exercendo as áreas de humanas e tecnológicas, sendo a primeira a instaurar o curso de graduação em biomedicina no Piauí, além de medicina e odontologia no ensino particular do estado, sendo medicina o seu curso mais concorrido (chegando a 29 candidatos por vaga no processo seletivo 2010.2) e Biomedicina o curso mais bem avaliado pelo MEC obtendo a nota máxima 5. Em 2012, a NOVAFAPI utilizando-se do seu espírito pioneiro torna-se o primeiro Centro Universitário da rede privada do estado do Piauí passando a se chamar UNINOVAFAPI.

UNINOVAFAPI[editar | editar código-fonte]

O Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, assinou portaria na qual credencia a Faculdade NOVAFAPI como um Centro Universitário. Esta mudança contribui para referenciar o Estado do Piauí como centro de excelência em ensino superior e reafirma a qualidade do ensino oferecida pela NOVAFAPI. De acordo com os critérios do MEC, as Instituições de Ensino Superior são classificadas em Faculdades, Centros Universitários e Universidades. A NOVAFAPI recebeu esta promoção após atender a uma série de exigências do Ministério da Educação, contemplando todas as etapas de transição. Dentre dos critérios, um Centro Universitário é obrigado a ter seu corpo docente de mestres e doutores; ter plano de desenvolvimento institucional e estatutos compatíveis com os de Centro Universitário; contar com um programa de iniciação científica, com projeto orientado por professores doutores ou mestres; ter programa de extensão institucionalizado nas áreas abrangidas por seus cursos de graduação e não ter sofrido nenhuma penalidade do Ministério ou mesmo ter firmado termo de saneamento de deficiências em qualquer dos seus cursos. Esta mudança de patamar concede a NOVAFAPI maior responsabilidade, compromisso e autonomia, inclusive para criar novos cursos superiores. Durante o processo de credenciamento, o Conselho Nacional de Educação foi ouvido e, após minuciosa análise, posicionou-se favoravelmente, por unanimidade. Em decorrência desta mudança a FACULDADE NOVAFAPI passa a se chamar UNINOVAFAPI. Desta forma, o Piauí passa a contar com duas universidades (UFPI e UESPI) com um Centro Universitário (UNINOVAFAPI) e diversas Faculdades, confirmando sua vocação para a área de ensino superior na região Nordeste.

Graduação[editar | editar código-fonte]

Salas de Aula[editar | editar código-fonte]

Todas as salas de aulas tem equipamentos de projeção para slides e datashow, além de sistema de som independente. Existem entradas para acesso à Internet por meio de laptops pessoais.

Biblioteca[editar | editar código-fonte]

A Biblioteca da UNINOVAFAPI foi recentemente transferida para um espaço mais amplo e onde permitiu o acesso direto dos alunos ao acervo. Migrou do bloco A para o bloco G e tem todo o acervo visível e acessível para os alunos.

Com a implantação do sistema de digitais dos alunos, funcionários e professores, a biblioteca ficou desnecessária a presença de pessoas destinadas a controlar os empréstimos.

Utilizando o sistema de proteção por magnetismo, que identifica o livro que não passar pelo desmagnetizador (através de um funcionário) na saída da biblioteca (mesmo sistema presente em grandes bibliotecas). Na nova biblioteca, foi construído um novo espaço para pesquisa e consulta de livros que se localiza bem ao centro da biblioteca, fornecendo total visualização do acervo.

Atualmente as bancadas para estudos encontram-se nas laterais internas da biblioteca. Há também salas para estudo em grupo, e uma sala de informática.

A área de administração tem total visão e acesso ao acervo e concentra também a parte de restauração das obras.

O sinal wireless da biblioteca (padrão 802.11g assim como o restante da faculdade - infelizmente ainda não utilizam o padrão n). Também não é permitido acessar sites como redes sociais ou pornográficos através da internet da UNINOVAFAPI, por ser bloqueado automaticamente o acesso.

Há uma saída de emergência que está localizada a direita de quem entra na biblioteca.

Laboratório de Informática[editar | editar código-fonte]

Os Laboratórios de Informática dispõem de espaço físico para 25 (vinte e cinco) computadores periféricos (cada) destinados a usuários e para sua utilização, terão prioridade os professores com projetos de pesquisa e alunos engajados em programa de iniciação científica.

Escola On-Line[editar | editar código-fonte]

Toda a faculdade pode ser visitada virtualmente através do site, onde também há para cada curso, uma série de links relacionados, mercado de trabalho, grade curricular de todo o curso e outros serviços.

Projeto Amigos da Vila[editar | editar código-fonte]

O Projeto Amigos da Vila surgiu da preocupação de um grupo de alunos do curso de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina e Direito da Faculdade NOVAFAPI, com as condições de vida e de infra-estrutura da Vila Ladeira do Uruguai, uma vez que esta instituição de ensino tem sua estrutura física, edificada no espaço geográfico da vila.

O projeto inclui visita de técnicos da NOVAFAPI à comunidade, reuniões com técnicos, professores, coordenadores de cursos, coordenador do Centro Integrado de Saúde – CIS, representantes comunitários e a execução do Projeto Brinca Vila Uruguai. Hoje o projeto conta com apoio de todos os cursos oferecidos pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]