Oxidação negra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde agosto de 2011).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Óxido negro (ou oxidação negra) é um revestimento de conversão para materiais ferrosos, cobre e ligas de cobre, zinco, metais sinterizados e solda prata. Ele é usado para evitar corrosão, em situações não tão exigentes e para a melhorar o aspecto visual. É bastante usual impregnar a camada de óxido com óleo, cera ou verniz, para melhorar a resistência à corrosão. As grandes vantagens desse tipo de revestimento é a pequena espessura de camada e o baixo custo.

Materiais ferrosos[editar | editar código-fonte]

Nos materiais ferrosos (aços de baixa liga em geral), o óxido criado é o Fe3O4 (magnetita), que é resultado de uma reação química de oxidação do produto do banho com o ferro da superfície da peça, formando o óxido. Essa camada impede a formação do óxido vermelho Fe2O3 (ferrugem). A oxidação negra usualmente é feita através de banhos químicos, normalmente alcalinos (podendo ou não conter cromatos). Existem algumas especificações para a oxidação negra, dentre as quais se destaca a MIL-DTL-13924[1] , que abrange quatro classes de processos para diferentes substratos.

Cobre[editar | editar código-fonte]

Óxido preto para o cobre, também conhecido pelo nome comercial Ebonol C[2] , converte a superfície de cobre de óxido cúprico.

Zinco[editar | editar código-fonte]

Óxido preto para o zinco é conhecido pelo nome comercial Ebonol Z.

Referências