Paulo Henrique Couto Machado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paulo Henrique Couto Machado
Cidadania Brasil
Ocupação escritor, poeta

Paulo Machado é um poeta brasileiro, participante da literatura dos anos 70 (rotulada de “Geração (do) Mimeógrafo” ou Geração de 70) e posteriores.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Paulo Henrique Couto Machado nasceu em Teresina (Piauí), no dia 23 de julho de 1956. Poeta, contista, cronista e historiador. Chegou a ser aprovado no curso de Medicina, pela Universidade Federal do Piauí, mas desistiria em breve para se tornar advogado. Defensor público. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especializando-se em Direito Agrário. “Na década de setenta, fez política estudantil e editou, ao lado de companheiros de geração, o jornal mimeografado "ZERO". Integrou o grupo responsável pela edição do jornal alternativo "Chapada do Corisco", em 1976 e 1977, em Teresina.1.

Também colaborou em revistas alternativas de poesia, como Ciranda (1976), além de editar o jornal Floretim (1984), “dois órgãos que motivaram movimentos culturais em Teresina nas décadas de 70 e 80”, de acordo com informação do crítico literário e antologista Assis Brasil 2.

Participante ativo da vida cultural piauiense desde a década de 70, ganhou vários prêmios de literatura na prosa de ficção (contos) e nos concursos de poesia, além de igualmente ter participado de várias antologias poéticas. Integrante da comissão editorial de literatura da revista cultural Pulsar, desde 1997 até a atualidade.

Obras[editar | editar código-fonte]

- Tá Pronto, Seu Lobo ? ( Poemas – 1978 )

- A Paz Do Pântano ( Poemas – 1982 )

- "Post Card" (Poema, Teresina, FCMC, 1992)

- As Trilhas Da Morte (Ensaio histórico, Teresina, Corisco, 2002)

Referências


1- Luiz Romero Lima. Literatura Piauiense. 2ª Edição. Revista e ampliada.. Gráfica Ibiapina: Teresina, 2001.

2- A Poesia Piauiense no Século XX: (Antologia) / organização, introdução e notas de Assis Brasil. – Rio de Janeiro: Imago Ed.; Teresina, PI: Fundação Cultural do Piauí, 1995.