Pedro M. R. Ferreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro M. R. Ferreira
Nascimento 26 de março de 1915
Melgaço
Morte 24 de setembro de 1996
Residência Alvaredo
Cidadania Portugal
Placa em Alvaredo

Pedro M. R. Ferreira, conhecido como Mestre Pedro Ferreira (Alvaredo, Melgaço, 26 de Março de 191524 de Setembro de 1996), foi um famoso praticante do Jogo do Pau e primeiro presidente da Federação Portuguesa do Jogo do Pau.

Destacou-se pelo extraordinário desenvolvimento técnico que levou a cabo, combinando os estilos e técnicas das duas principais escolas desta arte marcial em Portugal, nomeadamente a Escola do Norte e a Escola de Lisboa, de ambas profundo conhecedor. Desse trabalho técnico resultou a técnica "Mestre Pedro Ferreira". Foram seus discípulos muitos dos mais importantes e actuais mestres em actividade da modalidade, tais como os Mestres Nuno Russo, José Saramago e Francisco Sécio. Continuou a jogar o pau durante toda a sua vida, sendo considerado um dos mais exímios jogadores até ao seu falecimento. Foi o Mestre do Ateneu Comercial de Lisboa, onde se juntavam semanalmente todos os mestres da região para treinar, tendo nos últimos anos da sua vida passado essa responsabilidade para o Mestre Manuel Monteiro.

Em Alvaredo, Melgaço, terra onde nasceu, encontra-se assinalada na casa onde viveu uma placa de homenagem, encomendada pelo seu aluno e sucessor Mestre Monteiro.