PeerCast

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
PeerCast
Desenvolvedor Giles
Versão estável 0.1218 (17 de dezembro de 2007)
Sistema operacional Windows, GNU/Linux, Mac OS X
Gênero(s) Peercasting
Licença GPL
Página oficial http://www.peercast.org/

PeerCast é um método de transmissão de áudio via streaming na web capaz de transmitir som sem congestionar sua conexão mesmo que haja muitas pessoas conectadas, por usar meios do serviço P2P (daí o Peer do nome).

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

O sistema funciona da seguinte maneira: Utiliza-se um computador servidor para transmitir um fluxo de áudio na web utilizando o codificador do PeerCast. O cliente que se conectar para ver e ouvir a transmissão receberá os dados do servidor e também os retransmitirá para outros, gerando assim uma rede em estrela (para mais detalhes sobre redes em estrela, procure sobre topologia de rede). Desse modo, cada computador cliente também passa a atuar como servidor, distribuindo assim o tráfego que por outros métodos seria todo servido pelo computador responsável pela transmissão streaming.

Porém, há a necessidade de cada cliente baixar um pequeno plugin para poder ouvir o áudio transmitido, porém o custo-benefício é realmente grande, já que pode se transmitir para uma infinidade de pessoas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]