Pharmácia Popular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o programa do governo federal brasileiro, veja Farmácia Popular do Brasil.
Pharmácia Popular - Fachada

A Pharmácia Popular era uma farmácia museu localizada na cidade de Bananal, interior do estado brasileiro de São Paulo até junho de 2011. Atualmente abriga uma farmácia, conservando a fachada, mas sem o mobiliário original mantido desde sua inauguração no final do século XIX com o nome de Pharmacia Imperial.

A farmácia chegou a ser considerada a mais antiga em funcionamento no Brasil, até a morte do Sr. Plínio Graça, em 30 de junho de 2011. Até então era preservado o estilo neoclássico do século XIX em seus móveis e prateleiras e ela recebeu um prêmio da Fundação Roberto Marinho por este motivo. A Pharmácia Popular faz parte do primeiro acervo cultural farmacêutico, sob o patrocínio da Roche do Brasil, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia e da Academia Nacional de Farmácia[1].

História[editar | editar código-fonte]

Inaugurada em 1830 com o nome de Pharmácia Imperial pelo francês Tourin Domingos Mosnier, mudou de nome com o fim da monarquia brasileira, em dezembro de 1889. Já como Pharmácia Popular em 1922 (nome adotado a partir de 1889), o comércio foi adquirida por Ernani Graça (nesta época já não mais pertencia ao seu fundador) e Plínio Graça, filho de Ernani, herdou a mesma em 1956 e a manteve até sua morte, em 30 de junho de 2011. A família Graça administrou o estabelecimento por 89 anos, sendo as últimas 3 décadas também como um museu, transformando-a num dos pontos históricos da cidade de Bananal[2]. Após a morte de Plínio Graça, grande parte do mobiliário original foi vendido e retirado do local.

Em 1997, o local serviu de locação para as gravações da minissérie global, "Dona Flor e seus Dois Maridos"[3].

Acervo[editar | editar código-fonte]

A farmácia/museu preservou, até 2011, o acervo histórico da época da monarquia em suas prateleiras e equipamentos, além dos balcões em pinho de Riga, ornados por ânforas de cristal, contendo água colorida com anilina. O chão continua todo revestido com ladrilhos franceses, em verdadeiro estilo neoclássico.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Nota de falecimento: morre Plínio Graça». Consultado em 25 de junho de 2012. Arquivado do original em 26 de março de 2012 Centro Brasileiro de Arqueologia
  2. «Pharmácia Popular». Consultado em 8 de julho de 2011. Arquivado do original em 27 de setembro de 2011 Site Cidades Históricas Brasileiras
  3. «Plínio Graça (1924-2011) - Preservou uma farmácia de 1830»  Cotidiano - Folha.com