Phyllocarida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPhyllocarida
Nebalia bipes
Nebalia bipes
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Subclasse: Phyllocarida
Packard, 1879
Ordens
Leptostraca

Phyllocarida é o grupo mais basal, mais primitivo de Malacostraca, incluindo cerca de 40 espécies distribuídas em 10 gêneros. São todos animais marinhos, porém a maioria deles é epibentônica (da zona entremarés até uma profundidade de 400 m). A maioria dos leptostracos é suspensívora e vasculha os sedimentos do fundo, podendo prender fragmentos grandes de alimentos diretamente com as mandíbulas. Alguns são carnívoros, ⁣saprófagos e outros detritívoros.

Características[editar | editar código-fonte]

Os integrantes do grupo possuem carapaças amplas e dobradas sobre o corpo, semelhantes às dos moluscos bivalves em sua forma, além de 8 segmentos abdominais. Também apresentam toracópodes filopodiais na região do tórax, diferentemente de outros malacóstracos. Os filópodes desses animais possuem cerdas nas pontas a fim aumentar a superfície para as trocas gasosas.[1]

Esquematização da forma básica do corpo dos Phyllocarida.

A maioria mede entre 5 e 15 milímetros de comprimento, mas a espécie Nebaliopsis typica Sars, 1887 é considerada gigante por chegar a medir 5 centímetros.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Schram, Frederick R; Koenemann, Stefan; (2022). «Phyllocarida». Evolution and Phylogeny of Pancrustacea. A Story of Scientific Method. Nova York: Oxford Academic Press. pp. 241–C19.P168. ISBN 9780195365764 
Ícone de esboço Este artigo sobre Crustáceos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.