Pilsner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pilsner Alemã.

Pilsener é um tipo de cerveja de baixa fermentação fabricada com maltes especiais e produzido na cidade de Pilsen (Plzeň), situada na região da Boêmia, na atual República Checa. É chamada pilsener, pils ou pílsen conforme a língua do país onde é produzida.

Características[editar | editar código-fonte]

O amargor deve situar-se entre 15 e 35 IBU sendo este composto pela combinação dos lúpulos Saaz, Tettnanger, Spalt, Hersbrucker, Hallertau, Nugget, Cluster e Perle. Deve-se utilizar pelo menos dois deles, um classificado como "amargor", como o Cluster e outro como "aromático" como o Saaz. As pilsener, como toda cerveja de baixa fermentação (lager), deve ter a temperatura controlada entre 10 e 12 graus durante o processo de fermentação. A graduação alcoólica deve ficar entre 4,5% e 5,5%, conforme o teor de extrato e deve ser bebida gelada, entre 3 e 6 graus centígrados.

Bohemian Pilsner[editar | editar código-fonte]

É um primeiro estilo de cerveja Pilsner. Fabricada inicialmente em 1842, é o estilo original que definiu as cervejas límpidas e de cor clara.[1] Foi criada pelo cervejeiro da Baviera Joseph Groll na cidade de Pilsen, capital da região da Boêmia, na República Tcheca. Usa malte da Morávia e decocção para criar um perfil de malte bastante rico.

German Pilsner[editar | editar código-fonte]

Também chamado de Pils, é um estilo que surgiu na Alemanha. Possui cor palha até dourado claro. É uma cópia da Bohemian Pilsner adaptada para as condições de fabricação da Alemanha. [1] Exemplos atuais de German Pilsners tendem a ter uma cor mais clara e a ficarem mais amargas à medida que se vai do sul ao norte da Alemanha.



Referências

  1. a b Diretrizes de estilo BJCP 2008 (PDF) Beer Judge Certification Program. Visitado em 8 de agosto de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cerveja é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.