Pintagol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A hibrido entre um macho de pintassilgo-comum e fêmea de Canário.

Pintagol é uma ave híbrida do Canário com Pintassilgo[1][2][3]. Em Portugal usa-se machos de pintassilgo-comum (Carduelis carduelis)[4] e no Brasil usa-se macho de pintassilgo-de-cabeça-preta (Carduelis magellanica), principalmente, com fêmeas de Canário (Serinus canaria), o Carduelis yarrellii, Pintassilgo-do-nordeste é também usado. Este cruzamento é feito por causa do canto do pintassilgo que é preferido por alguns criadores e o pintagol tem um canto bastante parecido. Porém o primeiro híbrido entre pássaros do gênero Carduelis e Canários foi com o verdilhão (Carduelis chloris).



Canário Vermelho

Canário Vermelho

A cor vermelha foi introduzida no canário domestico[5] pelo cruzamento com o Pintassilgo-da-venezuela (Carduelis cucullata), também chamado de Tarin ou Pintassilgo vermelho da América do Sul.


Canário Negro

Este tipo ainda não existe, mas já foi obtido um tetraíbrido negro obtido pela cruza de canário com Pintassilgo-negro (Carduelis atratus), C. xanthogatra, e C.spinu, conforme artigo do ornitólogo Giorgio de Baseggio.[6]

Carduelis ♂

Referências

  1. Pintagol
  2. Os Cruzamentos Efetuados com o Canário Doméstico
  3. Pintagol e outros Híbridos
  4. British finches - Mules and hybrids
  5. Birkhead, Tim (2003). A Brand-New Bird: How Two Amateur Geneticists Create the First Genetically Engineered Animal. NY, NY: Basic Books. ISBN 978-0465006656 
  6. As possibilidades de se obter o verdadeiro canário negro

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Pintagol
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.