Portal:Manaus/Banco de destaques/6

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) é um instituto público da administração federal brasileira criado em 1952, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Tem por finalidade pesquisar e fornecer conhecimento científico sobre a Região Amazônica. A sede do INPA está localizada na cidade de Manaus e recebe cerca de 120 mil visitantes por ano.

A maior parte das pesquisas têm foco nos tópicos de ecologia, zoologia e botânica. Possui várias coleções com um grande número de exemplares e amostras da fauna e da flora da região Amazônica, composta por vários acervos, que foram reunidos ao longo de mais de 50 anos de inventários e pesquisas desenvolvidas pelo INPA na Amazônia.

O herbário do INPA possui a maior coleção de plantas da Amazônia e é o quinto maior herbário brasileiro. Conta com mais de 237 mil exemplares registrados, uma coleção de mais de 25.000 foto-tipos, além de coleções associadas: Carpoteca, com cerca de 2.500 frutos e Xiloteca, representada por 10.445 amostras de madeira. Este acervo está sendo digitalizado, e mais de 450 mil imagens já estão disponíveis online, com seus respectivos dados.

Alguns projetos desenvolvidos no INPA se destacam, tais como o Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF) e sete Projetos da Rede de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCTs.

Leia o artigo completo sobre o INPA...