Pré-amplificador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Um exemplo típico de um pré-amplificador estéreo de alta qualidade.

Um pré-amplificador (pré-amp), ou amplificador de controle, é um amplificador eletrônico que prepara um sinal eletrônico para uma posterior amplificação ou processamento. O circuito do pré-amplificador pode ou não ser alojado separadamente do dispositivo para o qual um sinal está sendo preparado.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Em geral, a função de um pré-amplificador é amplificar um sinal de baixo nível para um sinal de nível de linha. Uma lista de fontes de sinal de baixo nível comuns incluiriam um captador, microfone, toca-discos ou outros transdutores. A equalização e o controle de tom também pode ser aplicado.

Em um sistema de áudio doméstico, o termo 'pré-amplificador' às vezes pode ser usado para descrever o equipamento que se limita a comutar entre fontes de nível de linha diferentes e aplicar um controle de volume, de modo que nenhuma amplificação real possa ser envolvida. Em um sistema de áudio, o segundo amplificador normalmente é um amplificador de potência (power amp). O pré-amplificador fornece ganho de tensão (por exemplo, de 10 milivolts à 1 volt) mas não ganho significante de corrente. O amplificador de potência fornece a maior corrente necessária para alimentar os autofalantes.

Pré-amplificadores podem ser:

  • incorporado no caixa ou chassis do amplificador que eles alimentam
  • em uma caixa separada
  • montado dentro ou próximo da fonte de sinal, como um microfone, um toca-discos ou um instrumento musical.