Predefinição Discussão:Transferência futebol

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 20 de julho de 2009 de Tales.ebner no tópico inserção de treinador

Dúvida[editar código-fonte]

Qual a diferença de "Dispensado" e "Afastado"? Até acho q "Contrato Rescindido" e esses dois não tem tanta diferença assim. Garavello (discussão) 23h35min de 23 de janeiro de 2009 (UTC)Responder

Garavello, um jogador dispensado está fora dos planos do clube com folga permamente e livre para negociar com um novo clube. Já o afastado é decorrente de algum problema que o levou a treinar com juniores ou algum time B. A diferença é em detalhes, mas há. Eles estão fora do "elenco", mas ainda não fora do clube, estando em busca de novo local (que, posteriormente, alterará a predefinição com a negociação).
Agora, o ponto que quero discutir aqui mais em termos informativos. O "fim de contrato" ou o "contrato rescindido" carece de preposição. Não se diz para onde ele vai/foi ou mesmo sua origem na negociação. Às vezes, voltando ao parágrafo anterior, o jogador tem o contrato rescindido mas ainda não acertou seu destino. Para este, a meu ver, o certo é CR (Brasil Fulano contrato rescindido), pois ele não tem mais vínculo com o clube. A partir daí, ao acertar, dias depois, com novo clube, põe-se a preposição "para" com o CRP ((Brasil Fulano contrato rescindido, para Wiki FC).
Quanto ao fim de contrato existem duas coisas a se falar. A exemplo do contrato rescindido, falta a preposição informando seu destino e sua procedência. Para tanto, FCC no artigo do novo clube ((Brasil Fulano fim de contrato com Wiki FC) e FCP de onde ele saiu ((Brasil Fulano fim de contrato para Antiwiki FC). É apenas para informar por completo com se deu a transeferência. O outro aspecto que queria abordar é mais complexo. "Fim de contrato" e "sem contrato" podem significar a mesma coisa na saída de um jogador. Saiu por quê? Porque está sem contrato ou porque houve o fim de contrato. A meu ver, o fim de contrato deve ser usado quando o jogador deixa um clube ainda sem saber seu destino e, no futuro, será alterada a predefinição através de "com"/"para". Por sua vez, sem contrato deve ser para aqueles que por um razoável tempo estão sem atuar (semelhante a um eventual sem clube). Não se pode suprimir a informação de onde o jogador veio ou vai ao se usar o "sem contrato".
Por fim, gostaria de lembrar que esta predefinição é utilizada apenas em 3 artigos e que, em cada um deles, possuem suas especificidades. O motivo que me fez criar o "contrato rescindido, para" foi a enorme debandada de futebolistas do Botafogo (artigo que olho mais) por conta de acordos com a diretoria. Logo, havia necessidade. Irei retomar os itens e espero que fiquem. Só acho que seria bom retirá-los houver acordo por escrito, ok? Tito MartinsMSG 00h09min de 24 de janeiro de 2009 (UTC)Responder
Qto a dispensado e afastado, até entendo as diferenças, embora acho q sejam meramente superficiais. O rafael do Vasco, por exemplo, tem gente q diz q ele foi "dispensado" e gente q diz "afastado". Mas não vejo problema em manter.
Já nas opções de contratos encerrados, não é plausível a menção de outros times. Um jogador que tem o contrato rescindido, a negociação é feita entre ele e o ex-clube somente. Não envolvendo nenhum outro clube.
Exemplo: o Zé das Couves do Vila Xurupita Futebol Clube pediu pra ter o contrato rescindindo. Isso é negociação entre ele e o clube. Quando o contrato é rescindido, o jogador está livre pra ir aonde quiser. No caso dos ex-jogadores do Botafogo, quando eles rescindiram o contrato, deixaram de ter vínculo com o clube. Portanto, para onde eles foram não influencia na rotina do clube. O clube não recebeu dinheiro, não emrpestou, não pagou. Simplesmente o contrato foi rescindindo, entre jogador e clube. Se o jogador no dia seguinte resolve assinar com o Olaria, com um time da Coréia ou ir vender camarão na praia, isso pouco importa pro clube, pq já não tem mais ligação entre eles.
No caso "fim de contrato" e "sem contrato", realmente "fim de contrato" é o jogador que está no time A e o contrato entre ele e o time A vence. A partir daí, o jogador está sem contrato. Se um time B o contrata, então ele não o contrata do Time A. Ele o contrata pq o jogador estava sem contrato.
Em termos mais gerais: Fim de contrato = jogadores saindo do clube sobre o qual o verbete trata. Sem contrato = jogadores chegando ao clube sobre o qual o verbete trata.
E repito: o fim/rescisão de um contrato não envolve outros clubes. Se não há negociação entres os clubes, não tem que dizer que o jogador Zé das Couves veio por "fim de contrato com Vila Xurupita". Ele veio pq estava sem contrato com qq clube. Garavello (discussão) 00h39min de 24 de janeiro de 2009 (UTC)Responder

Evidente que não há mais o vínculo jurídico. Porém, o vínculo "emocional" ainda existe. Na mente do aficcionado ainda resta a lembraça pelo atleta e a curiosidade de saber seu destino, ou mesmo sua procedência. Trata-se de questão de bom senso. Uma enciclopédia, que neste assunto flerta com um guia ou almanaque do futebol atual, deve informar ao seu leitor todas as informações possíveis. A partir do momento em que fala no término do contrato, seja pelo tempo ou por rescisão, já está claro ao leitor que o clube anterior não tem mais vínculo com o atleta e o mesmo transferiu-se por contra própria. Não se pode duvidar da inteligência de quem lê. Portanto, informar de onde veio e para onde vai é um complemento bastante útil ao saber dos frequentadores do portal. Muitos podem não saber o ex-clube Fulano que chega ou para onde Beltrano segue sua vida, logo, nada custa disponibilizar estes recursos para, cada vez mais, termos uma Wiki mais completa e imparcial. E, além disso tudo, poder ajudar nas atualizações dos verbetes de outros clubes e dos atletas. Tito MartinsMSG 01h02min de 24 de janeiro de 2009 (UTC)Responder

A wikipédia não lida com "emoções", ela lida com fatos verificáveis. As informações sobre o clube que jogava antes ou q jogará depois, caso não haja negociação entre os clubes, deve pertencer ao verbete sobre o jogador em si. O "complemento útil" na verdade é tão somente floreios, já que todas as informações estarão no verbete sobre o jogador. Pouco importa se o Zé das Couves foi jogar na Malásia, Venezuela ou Egito. Se ele rescindiu o contrato, não pertence mais ao clube anterior, o clube anterior não ganha com a nova negociação dele.
Repito: Tais informações sobre "de onde saiu" e "pra onde foi", em caso de não haver negociação entre clubes, é para o verbete sobre o atleta somente. Se ele não faz mais parte do elenco, não importa pra onde ele vá. Garavello (discussão) 01h15min de 24 de janeiro de 2009 (UTC)Responder

inserção de treinador[editar código-fonte]

Gostaria de saber se é possível colocar o treinador entre as posições, pois ele também pode ser contratado ou demitido pelo clube. tentei fazer isso mas alguma coisa deu errada. quem puder, por favor, altere no código para constar algo como:

|{{#ifeq:{{{pos|}}}|T|[[Treinador| (treinador)]]

abraços, tales.ebner 13h17min de 20 de julho de 2009 (UTC)Responder

Feito Garavello (discussão) 14h01min de 20 de julho de 2009 (UTC)Responder
Muito obrigado Garavello. abraços, tales.ebner 14h10min de 20 de julho de 2009 (UTC)Responder