Predefinição Discussão:Trem Metropolitano de São Paulo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estações em obras e/ou em projeto[editar código-fonte]

Linha 11 - Coral:

Atualmente existem planos de se estender o Expresso Leste até a estação Barra Funda, o processo de readequação de vias e do sistema de alimentação elétrica do trens foram concluídos mas os equipamentos de sinalização de via ainda não foram instalados entre as estações Luz e Barra Funda, por isso que a estação Barra Funda da linha 11 está em negrito.
Vale ressaltar que, atualmente trens especiais da linha 11 já partem da estação Barra Funda em dias de jogos.
Expresso Leste partiu de Barra Funda para atender Palmeirenses

Linha 12 - Safira:

A CPTM divulgou o projeto funcional da Linha 13 Jade com novas estações entre tatuapé e Eng. Goulart. A estação Tiquatira agora se chama Gabriela Mistral e haverá outra estação além dela no bairro de Cangaíba. Além disso, já existe uma plataforma na estação Suzano que receberá os trens da linha 12, por isso ela foi marcada em negrito ao ínvez do itálico.
Linha 13 terá quatro fases CPTM quer ampliar via ferrea até Suzano NickBr956 (discussão) 01h28min de 30 de abril de 2018 (UTC)[responder]

Novas edições[editar código-fonte]

Peço por gentileza aos pares presentes na Wikipédia no nicho referente aos artigos da "Mobilidade Paulista" que sempre que possível, justifiquem suas edições nas páginas de discussão de cada artigo da CPTM, CMSP ou EMTU, tendo em vista que atualmente há um "imposição de ideias" acerca de qual edição é a mais adequada, além do fato de quase nenhum de vocês promover um dialogo com os outros editores e quase sempre "apontar apenas os erros alheios" ao invés de ressaltar e agradecer aos outros pelos acertos. Postura que, ao meu ver, é mesquinha e egocêntrica, e infelizmente corriqueira da parte de alguns aqui presentes.

NickBr956 (discussão) 01h38min de 30 de abril de 2018 (UTC)[responder]

Estação Palmeiras - Barra Funda na Linha 11 - Coral e remoção de elementos sem aviso.[editar código-fonte]

O GESP (Governo do Estado de São Paulo) readequou as vias da Linha 7 - Rubi, entre as estações Luz e Barra Funda para permitir o trafego dos trens da Linha 11 - Coral até essa ultima (note que os trens da linha 7, que antes utilizavam as plataformas mais ao norte da Barra Funda, passaram a usar apenas a do meio), porém "por falta de verba" (má gestão do dinheiro público) a implantação da sinalização nesse trecho para os trens da linha 11 ainda não foi contratada, não permitindo que os trens trafeguem naquele trecho com segurança e intervalos baixos. Por isso que essa estação ser enquadrada como "obras suspensas" no tópico da linha 11.

E por gentileza, da próxima vez que houver uma grande remoção de elementos da predefinição, ou de qualquer outro artigo, favor avisar ou pelo menos deixar uma justificativa clara e não pessoal por fazer isso, afinal escrever artigos como o da estação Campo Grande na linha 10, foram trabalhos que necessitaram de muita pesquisa e horas para escrever e editar o artigo. E alias, nenhuma das estações citadas era "fictícia", e muito menos há algum indicativo ou regra de que a predefinição foi criada apenas para o sistema atual, até porque estamos na "Enciclopédia Livre".
--NickBr956 (discussão) 22h57min de 11 de agosto de 2018 (UTC)[responder]

A Wikipédia é uma enciclopédia, não um guia de projetos de transportes. Considerando que seus artigos devem se basear na realidade e não em especulações (principalmente as sem fontes), não faz sentido citar estações que não existem e ou foram desativadas numa predefinição sobre a rede de trens atual de São Paulo. À medida em que novas obras sejam entregues, elas serão acrescentadas. Até lá, nada de especulações- que só servem para poluir e desinformar os artigos e predefinições. Sorocabano 32 (discussão) 06h37min de 16 de agosto de 2018 (UTC)[responder]

As vias entre as estações Luz e Barra Funda, foram readequadas para permitir o trafego dos trens do expresso leste, porém o Governo Estadual ainda não contratou a instalação da sinalização para que os trens possam trafegar naquele trecho. Não há "especulação" nenhuma nisso, já que isso é uma afirmação dada pelo próprio secretário dos transportes. Se apenas as estações atuais devem estar listadas, então trate de tirar as estações Mendes-Vila Natal, Varginha e Suzano da lista.

"Em 2013 o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes chegou a afirmar que “estamos colocando equipamentos de via entre a Luz e a Barra Funda para que isso seja possível”. Entretanto, não existe prazo definido pela Companhia."

FONTE: http://viatrolebus.com.br/2014/07/expresso-leste-partiu-da-barra-funda-para-atender-a-palmeirenses/
http://cptmemfoco.blogspot.com/2012/03/expresso-leste-em-palmeiras-barra-funda.html

"Um projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que tinha previsão para ser implantado em 2015, prevê expansão dos trilhos da Linha 11-Coral, de Suzano à Barra Funda. Para o mesmo ano havia a previsão da Linha 12-Safira chegar até Suzano. Neste último caso, o governo do Estado afirmou que o projeto não saiu do papel por falta de recursos, mas prometeu que a baldeação acontecerá na cidade após a conclusão da segunda etapa das obras da estação de Suzano.[...]"

"[...]A informação consta no relatório “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transportes da RMSP”, elaborado em 2013, pela Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos. Porém o documento só foi divulgado recentemente no setor de transparência do site da pasta estadual.

Segundo o documento, com a expansão até a Barra Funda, a Linha 11 teria 39 quilômetros de extensão. Já de Suzano até César de Souza são 17 quilômetros.[...]"

Fonte de maio de 2017: https://www.diariodesuzano.com.br/cidades/projeto-atrasado-preve-ligacao-entre-suzano-e-barra-funda/35867/ Fonte de agosto de 2018: http://noticiando.net/obras-de-modernizacao-alteram-a-circulacao-dos-trens-da-cptm-neste-feriado-prolongado/ Fonte oficial da aeamesp: http://www.aeamesp.org.br/biblioteca/stm/9SMTF0309T26.pdf P.18

Estações Inativas[editar código-fonte]

Acredito ser valida a citação no artigo da Linha e até mesmo em um artigo específico, de acordo com a relevância da estação, entretanto, na predefinição (cujo o objetivo é ser clara), acredito que determinadas paradas devem ser ocultas, a exemplo das quais foram substituída por equivalentes pela Linha 3 - Vermelha, na Linha 11 - Coral. Também acredito que devem ser ocultas as extensões operacionais desativadas por volta de 1990, ora a própria Linha 9 - Esmeralda contava com um trajeto mais extenso, mapa oficial, presente na Wikipedia: [[1]] , melhor visível neste outro sítio [[2]], também na CBTU, de acordo com relatório de 1984 [[3]], onde é visível a então linha Sudeste alcançava Santos, todavia é passível de argumento que o trajeto era feito por outra companhia com formato e denominação diferente, entretanto, deve-se considerar que tais alterações são parte de uma gradativa evolução, na as quais já houveram em diferentes aspectos, inclusive formato operacional e nomenclatura na CPTM. Quanto as outras paradas, intermediárias, podermos citar a desativada, embora ainda 'em pé' estação Cidade Dutra, [[4]] e diversas outras paradas citadas no sítio estações ferroviárias; [[5]], [[6]] [[7]], [[8]], [[9]], [[10]], É nítido que não há motivos para destaca-las, ora também não há para outras estações, em outras linhas, portanto peço a remoção de tais. Arthur Que (discussão) 13h44min de 25 de agosto de 2020 (UTC)[responder]