Prionodon pardicolor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O linsangue-malhado (Prionodon pardicolor) é um Prionodontídeo, um animal predatório de hábitos árboreos nativo do Sudeste Asiático.

Características[editar | editar código-fonte]

Espécime taxidermizado em museu.

O linsangue-malhado é semelhante em aspecto ao seu parente vivo mais próximo, o linsangue-listrado. A cor da pelagem é variável entre o marrom escuro e o amarelo claro. Duas listras longas se estendem de trás das orelhas até os ombros ou além, e duas listras mais curtas correm ao longo do pescoço. As patas dianteiras são manchadas até a pata, e a sua cauda de aspecto cilíndrico possui oito ou nove anéis largos e escuros, separados por estreitos anéis brancos[1]. Suas garras são retráteis e afiadas, característica compartilhada entre os prionodontídeos e os felinos (seus mais próximos parentes vivos). Pesa cerca de 450 gramas, medindo cerca de 36-38 centímetros de comprimento, com uma cauda excepcionalmente longa medindo 30–33 cm. Sua altura até a cernelha é de cerca de 13 a 14 centímetros [2].

Ecologia[editar | editar código-fonte]

O linsague-malhado é um animal de hábitos noturnos, e solitários. Com um estilo de vida arborícola[3], sendo conhecidos seus hábitos de utilizarem cavidades em árvores para dormir e tocas para a reprodução. Caça tanto no solo quanto nas árvores, consumindo ratos, cobras, sapos e pássaros. Mas também já foram vistos alimentando-se de carcaças[1].

O linsangue-malhado não possui predadores naturais conhecidos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Van Rompaey, H. (1995). The Spotted Linsang, Prionodon pardicolor. Small Carnivore Conservation 13: 10–13.
  2. Hodgson, B. H. (1847). «Observations on the manners and structure of Prionodon pardicolor». Calcutta Journal of Natural History. 8: 40–45 
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Chua2017