procfs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O sistema de arquivos proc (do inglês proc filesystem - procfs) é um sistema de arquivos especial em sistemas operacionais do tipo Unix que apresenta informações sobre processos e outras informações de sistema em uma estrutura hierárquica semelhante a arquivos, fornecendo um método mais conveniente e padronizado para acessar dinamicamente dados de processos armazenados no núcleo do que os métodos de rastreamento tradicionais ou acesso direto à memória do núcleo. Normalmente, ele é mapeado para um ponto de montagem chamado /proc no momento da inicialização. O sistema de arquivos proc age como uma interface para estruturas de dados internas no núcleo. Ele pode ser usado para obter informações sobre o sistema e para alterar certos parâmetros do núcleo em tempo de execução (sysctl).

Muitos sistemas operacionais do tipo Unix suportam o sistema de arquivos proc, incluindo Solaris, IRIX, Tru64 UNIX, BSD, Linux, IBM AIX, QNX e o Plan 9 from Bell Labs. O OpenBSD abandonou o suporte na versão 5.7, lançada em maio de 2015.

O núcleo do Linux estende-o para dados não relacionados a processos.[1]

O sistema de arquivos proc fornece um método de comunicação entre o espaço do kernel e o espaço do usuário. Por exemplo, a versão GNU do utilitário de relatório de processos ps usa o sistema de arquivos proc para obter seus dados, sem usar nenhuma chamada de sistema especializada.

Referências

  1. «Linux Filesystem Hierarchy: Chapter 1. Linux Filesystem Hierarchy». The Linux Documentation Project. Consultado em 12 de julho de 2018. Ele não contém arquivos 'reais', mas sim informações do sistema em tempo de execução (por exemplo, memória do sistema, dispositivos montados, configuração de hardware, etc). Por esta razão, pode ser considerado como um centro de controle e informação para o kernel. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Unix é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Este artigo relativo a GNU/Linux é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.