Product Key

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Product Key, também conhecido como CD Key, Serial key, ou ainda Chave do Produto, é um código específico, geralmente composto de letras e números, usado para identificar se a cópia de determinado software é original.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Para provar que um software ou jogo pago foi obtido por meio lícito, desenvolvedores criaram o processo geralmente conhecido por Ativação de Produto. Após a instalação, é solicitado ao usuário que digite a Chave de Produto fornecida com o produto original, que prova a autenticidade se:

  • Esta obedece ao algoritmo matemático previamente estabelecido para este programa específico, impedindo que códigos criados aleatoriamente sejam aceitos. Exemplo: O algoritmo de validação poderia definir que uma chave deve conter 8 caracteres e que a soma dos dígitos deve ser par e maior que 64;
  • A chave fornecida não é duplicada, ou seja, se já não foi ativado antes. Essa checagem é geralmente efetuada comparando o código a um Banco de Dados online, impedindo que mais de uma pessoa compartilhe da mesma chave.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Alguns softwares dispensam a checagem a um Banco de Dados, facilitando assim, a pirataria, já que se torna necessário apenas descobrir o algoritmo para ativar o programa. É dessa facilidade que programas conhecidos por Keygens se aproveitam, gerando chaves válidas para o usuário sem que este tenha adquirido uma licença.

O Uso[editar | editar código-fonte]

Um claro exemplo de software que utiliza o processo de ativação, e por conseguinte a Chave de Produto é o sistema operacional Windows, além de diversos jogos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.