Quarteto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um quarteto é uma formação contendo exatamente quatro membros. Ela é comumente associada com grupos musicais, mas pode ser associada a qualquer situação na qual quatro objetos similares ou relacionados podem ser considerados uma unidade.

Na poesia[editar | editar código-fonte]

Quarteto (ou quadra) é uma estrofe que contém 4 versos.

No soneto italiano, as duas primeiras estrofes são quartetos.

Quando o quarteto é formado por versos em redondilha maior, componente de um poema com várias estrofes de mesma formação, recebe a denominação de quadra.

A trova é basicamente um quarteto.

Na música[editar | editar código-fonte]

Na música podemos ter quartetos de vozes ou de instrumentos. Os primeiros podem ser masculinos, femininos ou mistos. Os quartetos masculinos geralmente são compostos por Primeiro Tenor, Segundo Tenor, Barítono e Baixo. Os Femininos Primeiro Soprano, Segundo Soprano, Primeiro Contralto e Segundo Contralto. Os mistos podem ser variados, com quaisquer das vozes citadas.

Dos quartetos masculinos, os mais conhecidos no mundo são o Acapella, o Signature Sound, o Gaither Vocal Band[1] e o saudoso The Cathedrals. No Brasil destacam-se ainda grandes grupos, como o tradicional quarteto Arautos do Rei, o Gileade e o Quarteto Athus.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Desde 2009, o Gaither Vocal Band se apresenta como quinteto.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.