Quatro modernizações

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As Quatro Modernizações foram um conjunto de metas estabelecidas por Chu En-Lai em 1963 para promover o avanço da China. Foram um foco do governo chinês daí em diante, principalmente sob o mandato de Deng Xiaoping.

Em 1978 começava o período das mudanças, quando foi aprovado o “Programa das Quatro Modernizações” - indústria, agricultura, ciência e tecnologia e forças armadas -, que dava início ao que ficaria conhecido como o socialismo com características chinesas. As reformas chinesas não foram apenas de abertura econômica, mas também de inovação. As 4 modernizações foram um amplo projeto nacional de política educacional, industrial, agrícola, ciência e tecnologia, e defesa. Tudo com planejamento estatal. Passaram-se 29 anos, e estão colhendo o que plantaram: a China caminha para ser, em poucas décadas, a maior potência global.


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.


Também chamado de "Revolução para a Modernidade" com o objetivo de atrair empresas estrangeiras, promover reformas no setor agrícola, industrial, tecnológico e militar.