Raiane Patrícia Severino Assumpção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Raiane Patrícia Severino Assumpção
Raiane Patrícia Severino Assumpção
Raiane Patrícia Severino Assumpção
8ª Reitora da Universidade Federal de São Paulo
Período 2021-2023
Antecessor(a) Nelson Saas
Dados pessoais
Nascimento 18 de março de 1975
Nacionalidade Brasileira
Alma mater Universidade Estadual Paulista
Profissão Docente
Website https://unifesp.br/prodmais/profile/2899447703219719

Raiane Patrícia Severino Assumpção (18 de março de 1975) é uma cientista social, pesquisadora e professora universitária brasileira. Está como reitora pro tempore[1] da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sendo a primeira reitora oriunda de um campus fora da sede da Unifesp. Pesquisadora do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) - Unifesp[2]; líder do grupo de pesquisa e extensão em Violência do Estado, Direitos Humanos e Educação Popular[3].

Formação[editar | editar código-fonte]

Raiane Patrícia Severino Assumpção tem graduação em Ciências Sociais (1996),mestrado (2000) e doutorado rm Sociologia[4] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Gestão da Unifesp[editar | editar código-fonte]

Ingressou na Unifesp em seu período de expansão, em 2010, desde então, esteve como vice-reitora da Unifesp (2021 - 2022) e pró-reitora de Extensão e Cultura na PROEC/Unifesp (2017- 2021). Professora no programa de pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais - Campus Baixada Santista; pesquisadora do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) - UNIFESP[2].

Em 2022, foi nomeada como Reitora pro tempore[1] em virtude da renúncia do Reitor Nelson Sass[5].

Acompanhou o processo de consolidação da Unifesp, ao qual vem sendo reconhecido por rankings mundiais, entre eles o Times Higher Education (THE), que em 2023 reconheceu a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é a terceira melhor universidade do país[6].

Vida Acadêmica[editar | editar código-fonte]

Participou do projeto "Violência de estado no Brasil: Um estudo dos Crimes de Maio de 2006 na perspectiva da Antropologia Forense e da Justiça de Transição"[7], realizado pelo Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) em parceria com Centro Latino-Americano da Universidade de Oxford e financiado pelo Newton Fund.

Uma das responsáveis pelo Projeto Educação Popular "Criando e Recriando a Realidade Social"[8], que entre suas atuações, esteja no combate da Pandemia Covid-19 em comunidades indígenas da Aldeia Paranapuã, localizada no município de São Vicente (SP)[9].

Conduziu na Unifesp a comissão que elaborou a proposta de inserção das Atividades de Extensão nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de São Paulo, garantindo o curricularização da extensão.

Participou da comissão que elaborou documento para a efetivação do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos (com plano completo disponível)

Participa como pesquisadora do projeto "Vozes da dor, da luta e da resistência das mulheres/mães de vítimas da violência de Estado no Brasil"[2] que visa contribuir com o debate sobre a violência estrutural e a violência de Estado no Brasil e o processo de organização e resistência dos familiares (mulheres/mães) de pessoas executadas por agentes do Estado (polícia militar).

Referências

  1. a b Patini, Daniel. «Raiane Assumpção é designada reitora pro tempore da Unifesp». www.unifesp.br. Consultado em 10 de abril de 2023 
  2. a b c «CAAF - Vozes da dor, da luta e da resistência das mulheres/mães de vítimas da violência de Estado no Brasil». www.unifesp.br. Consultado em 10 de abril de 2023 
  3. «CAAF - Análise dos crimes de Maio de 2006». www.unifesp.br. Consultado em 10 de abril de 2023 
  4. «Raiane Assumpção». Um Brasil. Consultado em 10 de abril de 2023 
  5. Patini, Daniel. «Nota à comunidade». www.unifesp.br. Consultado em 10 de abril de 2023 
  6. Sul, Jornal Zona (14 de outubro de 2022). «Vila Clementino tem a terceira melhor universidade do país». Jornal São Paulo Zona Sul. Consultado em 10 de abril de 2023 
  7. «CAAF - Análise dos crimes de Maio de 2006». www.unifesp.br. Consultado em 10 de abril de 2023 
  8. «QUEM É QUEM». QUEM É QUEM. Consultado em 10 de abril de 2023 
  9. Patini, Daniel. «Projeto de extensão amplia sua ação e articula entrega de alimentos a indígenas de SP». www.unifesp.br. Consultado em 10 de abril de 2023