Reflexo patelar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O reflexo patelar é um tipo de Reflexo Miotático. O teste do tendão patelar testa a função do nervo femoral e dos seguimentos L2-L4 da medula espinhal.

A ausência ou diminuição deste reflexo é conhecida como sinal de Westphal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O reflexo patelar é clinicamento usado para determinar a sensibilidade dos reflexos de estiramento (no joelho). Podemos testar o reflexo patelar simplesmente percutindo-se o tendão partelar com uma martelo de reflexos; essa ação estira o músculo quadríceps e inicia um reflexo de estiramento dinâmico, fazendo a perna se estender subitamente para frente.

Podemos obter reflexos semelhantes em quase todos os músculos do corpo, percutindo-se o tendão do musculo, quanto o ventre do próprio músculo. Logo, o estiramento súbito dos fusos neuromusculares é tudo que é necessário para provocar um reflexo de estiramento.