Restrições de integridade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Restrições de integridade são usados para garantir a exactidão e a consistência dos dados em uma Banco de dados relacional. Ou seja, garantir que dados representem assertivamente a realidade modelada. A integridade dos dados é tratada nas bases de dados através do conceito de integridade relacional e é garantida pelo próprio SGDB.

Existem vários tipos de restrições de integridade.

Codd, inicialmente definiu 2 tipos de restrições, mas na sua segunda versão do modelo relacional ele definiu 5 tipos de restrições de integridade:

O domínio indica os possíveis valores de um atributo. A integridade de domínio verifica se os dados são do tipo permitido (alfanumerico, numerico,etc), tamanho do campo, se ele pode ser nulo ou não.

Por exemplo, é possível definir que um atributo "idade" de um funcionário é sempre um valor inteiro positivo.

  • Restrição de Chave

Impede que uma chave primária se repita. Um campo chave primária diferencia de forma única os registros (linhas) de uma relação (tabela).

  • Restrição de Domínio

Impede que uma chave primária receba como valor NULL (nulo).

  • Integridade de vazio

Verifica se um campo pode ou não receber valor NULL. Sub-item da integridade de domínio.

  • Integridade Referencial

Uma chave estrangeira de uma relação tem que coincidir com uma chave primária da sua tabela "pai" a que a chave estrangeira se refere. Ou seja, não só deve existir o atributo (campo), como também, o valor referenciado.

  • Integridade da coluna
  • Integridade definida pelo utilizador
  • violação da integridade referencial
  • Existe violação da integridade referencial quando a chave externa não coincide com a chave primária da sua tabela “pai”.
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.