Roubo capturado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Roubo capturado (caught stealing, CS) é uma penalidade existente no beisebol, que é emitida ao corredor quando ele tenta avançar ou tomar distância de uma base a outra sem a bola ter sido batida e então é queimado por um defensor.

Um roubo capturado não pode ser dado a um batedor-corredor, isto é, um corredor que ainda avança como resultado direto de chegar em base.

Mais especificamente, um roubo capturado é emitido quando:

  • um corredor, tentando roubar uma base, é eliminado;
  • um corredor é pego num rundown enquanto tenta roubar, e é queimado; ou
  • um corredor, tentando roubar uma base, fica salvo porque um defensor é penalizado com um erro ao receber a bola, e no entendimento do anotador oficial, o corredor seria eliminado se a bola fosse pega.

Um corredor que é eliminado por pickoff, quando sua única ação após tomar distância da base é mergulhar de volta a ela, sendo eliminado, não é capturado roubando. Se, durante a jogada, o corredor fizer qualquer finta ou movimento à próxima base, então ele é capturado roubando, mesmo se eventualmente for eliminado no mergulho de volta.

Se um corredor não faz nenhuma tentativa de avançar à próxima base até que ocorra um wild pitch ou bola passada, e então é eliminado tentando avançar à próxima base, ele não é capturado roubando. O corredor é eliminado numa escolha do defensor, e um wild pitch ou bola passada não é dado ao arremessador ou receptor.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]