RTFM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rtfm)

RTFM é uma sigla para a expressão "Read The Fucking Manual" (Leia a porra do manual). Esta instrução é dada algumas vezes em resposta a uma questão quando a pessoa que está respondendo acredita que a questão poderia ter sido facilmente resolvida com uma leitura do manual ou instruções.

Uso e abuso[editar | editar código-fonte]

Um fórum na internet no qual os usuários lêem o FAQ antes de colocar as suas questões tende a ter uma razão sinal/ruído bem melhor do que um outro cheio de perguntas repetidas, atraindo, portanto, o primeiro uma participação continuada. Quando você for avaliar onde e quando é aceitável a expressão de sentimentos como RTFM, você deve considerar o quanto isso pode afetar a usabilidade do fórum para seus usuários atuais e a abertura do mesmo para novos usuários.

Críticos dizem que os usuários frequentes de tal frase (ou variantes similares) estão simplesmente expressando um elitismo e que sua atitude acaba por levar ao descaso com os novos usuários, praticamente expulsando-os sem terem recebido qualquer ajuda. Seu tempo poderia ter sido melhor gasto adicionando a pergunta/resposta a um FAQ, dirigindo o usuário a um website útil ou simplesmente não respondendo.[1] Eles notam que o RTFM é frequentemente usado quando nem mesmo está claro qual manual deveria ser utilizado.[2] Uma das críticas mais frequentes à comunidade open source é a falta de companheirismo com os novos usuários. Os fóruns do ubuntu e o LinuxQuestions.org, por esse motivo, instituíram uma política abolindo o RTFM para promover uma atmosfera de "seja bem vindo!".[3][4]

RTFM [e] "procura no google" são duas respostas inapropriadas para uma questão. Se você não sabe a resposta ou não quer ajudar, por favor não diga nada no lugar de jogar fora a questão de alguém. Mostrar polidamente como você buscou ou obteve a resposta, por outro lado, é aceitável e extremamente encorajado.

Se você deseja lembrar alguém como usar ferramentas de busca ou outros recursos quando eles fazem uma pergunta que lhe pareça básica ou comum, por favor, seja muito polido. Qualquer resposta a pedidos de ajuda que contenham linguagem desrespeitosa contra o usuário que fez a questão, tais como o "RTFM", são inaceitáveis e não serão tolerados.

Forum Policies and Expectations — Ubuntu Forums

Esta frase é também correntemente usada em Massive Multiplayer Online games, por pessoas frustradas com iniciantes perguntando como fazer algo que está explicado no manual.

Alguns hackers sugerem que, em algumas situações, o "RTFM" é realmente o melhor conselho que um aspirante a hacker pode receber.[5] Eles apontam que hacking é uma arte dinâmica que requer independência e iniciativa da parte do hacker e veem, portanto, o "RTFM" mais como um aviso a longo prazo do que uma resposta a uma única questão. Este argumento somente é aplicável quando usado com outros hackers, já que os conceitos a respeito de software livre são destinados a ser plausíveis para uso por pessoas não hackers. De fato, especialistas em usabilidade recomendam que o design de alguns tipos de software tornem os mesmos utilizáveis sem a necessidade de qualquer manual, já que a maioria dos usuários não lêem manuais.[6] Por outro lado, temos o argumento de que os usuários não lêem os manuais porque os designers, pensando que os usuários não vão ler mesmo, não perdem tempo tornando os manuais realmente úteis.

Referências