Síndrome da papoula alta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Síndrome da papoula alta, em inglês o termo tall poppy syndrome, descreve o fenômeno social em que pessoas de sucesso são ridicularizadas, antagonizadas, criticadas, desprezadas e/ou mesmo odiadas por se sobressaírem a seus pares.[1]

Trata-se de uma tendência a depreciar pessoas que alcançaram uma riqueza notável e/ou destaque na vida pública. O termo tall poppy syndrome remonta a um trecho da obra “História” de Heródoto (484-425 a.C.).

Periandros, rei de Corinto, manda um mensageiro perguntar a Thrasybulus, tirano de Mileto, sobre que forma de governo ele deveria adotar para reinar com segurança.

Thrasybulus recebe o mensageiro e o leva a passear em um trigal. Durante a caminhada, o tirano vai arrancando as espigas mais altas de trigo, destruindo o que há de melhor na plantação; no fim, ele se despede do mensageiro sem dar-lhe qualquer conselho.

De volta a Corinto, o mensageiro diz a Periandros que não recebeu conselhos, mas percebeu que o tirano Thrasybulus era insensato a ponto de destruir sua plantação ao arrancar as espigas mais altas de trigo.

Nesse instante, Periandros compreendeu o significado da destruição das melhores plantas.

Ele entendeu que Trasybulus o aconselhava a eliminar os cidadãos de maior influência de Corinto. A partir de então, aqueles que se destacavam eram mortos ou expulsos do reino.

Em sua concepção literal, o termo tall poppy syndrome remete a uma história sobre Lucius Tarquinius Superbus (535-496 a.C.), último rei da Roma antiga.

Tarquinius foi indagado sobre o que fazer com os líderes de uma cidade inimiga que seus soldados haviam capturado; por sua vez ele cortou todas as papoulas mais altas de seu jardim e, por conseguinte, os líderes inimigos foram condenados à morte por decapitação.

Alguns sociólogos, notadamente Max Weber (1864-1920), acreditam que, em certos grupos sociais, a aquisição de prestígio e poder é um jogo de soma zero, e tais situações podem proporcionar uma racionalização para a aversão às “papoulas altas”. O status é um valor relativo; então, para alguém se elevar em status outra pessoa deve cair. Este padrão de soma zero se observa (predominantemente) em pequenos grupos com hierarquias fixas, tais como comunidades pobres e gangues de rua.

Um conceito relacionado é o da mentalidade de caranguejo, em que os membros bem-sucedidos de uma comunidade desfavorecida são vistos como ameaças à(s) liderança(s) ou a outros membros da comunidade.

A imagem é tirada da observação de que um caranguejo que tenta sair do balde (ou barril) é puxado de volta pelos demais.

Basicamente, “aqueles que se destacam demais podem ser derrubados”.

Referências

  1. Vasconcelos, Frederico (16 de maio de 2014). «Usos de "poppy" em inglês para aluno que gosta de se destacar». Inglês no Supermercado - Vocabulário, gramática, cultura e dicas. Consultado em 2 de março de 2020