Sebe
Uma sebe ou cerca-viva é uma linha de árvores e arbustos, plantados e treinados para formar uma barreira ou marcar a delimitação de uma área, por exemplo, entre propriedades vizinhas onde crescem. Cercas-vivas já foram utilizadas para separar uma estrada de campos adjacentes ou um campo de outro. Quando cortada e mantida, as cercas são também uma forma simples de topiaria.
A importância das sebes
[editar | editar código-fonte]Sebes são reconhecidas como parte de um patrimônio cultural e histórico e por seu grande valor para a vida selvagem e a paisagem. Cada vez mais, são valorizadas também pelo papel importante que desempenham na prevenção da perda de solo e na redução da poluição, e por seu potencial para regular o abastecimento de água e reduzir as inundações.
Historicamente, as sebes foram utilizadas como fonte de lenha, e para fornecer abrigo para as plantações, animais e pessoas contra o vento, a chuva e o sol. Hoje, as sebes maduras são mais utilizadas para rastrear movimentos indesejados.
Veja também
[editar | editar código-fonte]Notas
[editar | editar código-fonte]Referências
[editar | editar código-fonte]- Brooks, Alan and Agate, Elizabeth Agate (1998). Hedging, a Practical handbook. British Trust for Conservation Volunteers. ISBN 978-0-946-75217-1
- Pollard, E., Hooper, M.D. and Moore, N.W. (1974). Hedges. London: Collins.
- Rackham, Oliver (1986). The History of the Countryside. London: J.M. Dent and Sons.
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- The British Hedgelaying Society
- The English Hedgerow Trust
- Devon Hedge Group
- The age of hedges - "Botanist Max Hooper correlates number of species in English hedgerows with centuries in age". Whole Earth Review, Summer 1995, by Charles Elliott.
- How to Date Hedges - Bingham Heritage.
- «Hedge». Encyclopedia Americana. 1920
Artigos de notícias
[editar | editar código-fonte]Houve alguns artigos na mídia sobre o uso de sebes instantâneas: