Slackline

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Praticante de Slacklining.

Slackline é uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. Algumas variações de Slackline incluem “Waterline” (Slackline sobre água) e “Highline” (Slackline em grandes alturas, como por exemplo montanhas e pontes). Também existem “Trickline” (Slackline somente para fazer manobras) e “Longline” (Slackline de distancia longa, normalmente acima de 40 metros), entre outras variações.

O esporte iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para equilibrar-se e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.

No Brasil, o Slackline foi bastante desconhecido por muitos anos até virou febre nas praias do Rio de Janeiro em 2010. Hoje em dia, a popularidade do esporte espalhou pelo Brasil inteiro. No Centro-Oeste do Brasil, mais precisamente em Aparecida de Goiânia, existe até um Centro de Treinamento de Slackline, conhecido entre os praticantes como CT GO!. É o primeiro Centro de Treinamento de Slackline da América Latina, inaugurado em 12 de dezembro de 2012.

O Slackline praticado em espaço indoor e com estrutura possibilita uma evolução segura dos atletas.O Centro de Treiamento oferece treino sobre colchões para a modalidade trickline.

Com apenas uma catraca de tensão e fita de 15 metros de comprimento e 5 cm de largura facilita a montagem sem precisar de nenhum equipamento adicional.

Modalidades[editar | editar código-fonte]

Trickline[editar | editar código-fonte]

Geralmente praticado a partir de 60cm de altura, o Trickline permite a realização de manobras de saltos e equilíbrio extremo, exigindo do praticante bastante preparo físico e treino.

Longline[editar | editar código-fonte]

Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita mais força muscular e equilíbrio são necessários, e também requer bastante concentração para manter-se na fita e vencer as suas dificuldades.

Highline[editar | editar código-fonte]

Praticado em alturas superiores a 5 metros. Esta modalidade requer muita experiência ou 6 a 8 anos de prática e conhecimento de alpinismo, pois é necessário utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução exemplos cabos de aços.

Waterline[editar | editar código-fonte]

É a pratica do Slackline sobre as águas. Seja em piscinas, rios ou praias esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do Trickline e as quedas nunca serão mal desejadas.

Público Destinado[editar | editar código-fonte]

O Slackline é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de 05 anos à adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline.

Benefícios[editar | editar código-fonte]

O Slackline trabalha tanto o corpo quanto a mente. Fornece um ótimo exercício físico que fortalece todos os músculos do corpo, principalmente membros inferiores e região abdominal. Como usa uma fita elástica, é muito saudável no sentido de que não há impacto nas articulações, como ocorre em outros esportes como corridas. Este aspecto da elasticidade serve tanto para fortalecer as articulações quanto para prevenir ferimentos e lesões.

Os benefícios do Slackline vão muito além do físico. O esporte também trabalha muitos atributos psicológicos, principalmente o equilíbrio e concentração. Fazer Slackline requer um alto nível de disciplina e concentração, o que a pessoa aprende na fita e leva ao resto da vida, vivendo sempre em busca do equilíbrio saudável. Neste sentido, o Slackline é uma lição para a vida – parece uma coisa difícil, mas a pessoa vai aprendendo aos poucos. Faz os primeiros passos, e quer tentar mais para conseguir mais um. Desenvolve a paciência e capacidade de superar dificuldades, o que ajuda os praticantes em todos os aspetos da vida.

Ele possui benefícios físicos e também mentais. Destacamos o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação como os maiores benefícios do Slackline.