Stabilimentum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teia de Argiope trifasciata com o establimento em forma de ziguezague (à esquerda).

Stabilimentum ou decoração da teia, por vezes aportuguesado para estabilimento, é uma marca presente em algumas teias de aranhas do tipo orbicular. A decoração geralmente consiste na sobreposição à teia de um padrão de fios engrossados, com aspecto raiado ou necarado.

Existe uma ampla discussão entre especialistas a respeito da função dessas decorações. Originalmente acreditava-se que serviam para estabilizar a teia da mesma forma que as molas estabilizam a tensão sobre uma cama elástica, mas testes posteriores não sustentaram essa hipótese. A capacidade de refletir luz UV como uma flor sugere que teias com estabilimento atrairiam mais insetos, mas novamente essa hipótese tem sido descartada[1]. Atualmente existe um debate sobre sua utilidade em evitar que animais grandes destruam as teias ou camuflar a presença da aranha.


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
  1. da Silva, Fernanda Carolina; Moleta, Mateus; Dos Anjos, Camila Alves; Schade, Gabriel Marra; Staichak, Gabriel; Tozetto, Leonardo; Gonçalves, Flayane; Martins, Kauane; Farion, Isabela (21 de julho de 2020). «Testing traditional hypotheses about prey capture efficiency in orb-web spiders». Journal of Ethology (em inglês). ISSN 1439-5444. doi:10.1007/s10164-020-00663-1