Túnel Sutro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Túnel de Sutro em 1896

O Túnel Sutro é um túnel de drenagem (ádito) ligado ao Comstock Lode no norte do estado do Nevada. Começa em Virginia City e termina a cerca de 10 quilómetros a sudeste [1] próximo da vila de Dayton).

O túnel foi pela primeira vez "visionado" por Adolph Sutro em 1860. Ele promoveu o túnel de drenagem a fim de permitir o acesso mais fundo da exploração mineral no Comstock. A inundação das minas e bombas inadequadas inibiram algumas atividades de exploração naquela época.

Por volta de 1865, a ideia de Sutro obteve a aprovação da legislação estatal e federal. Os interesses mineiros também apoiaram de início o projeto do túnel, mas mais tarde opuseram-se à ideia. Ele temiam que um acesso alternativo à mina Comstock ameaçariam o seu monopólio da mineração e trituração do ouro e prata na referida mina.

Todavia, Sutro fundou a Sutro Tunnel Company, vendendo certificados de ações para aumentar os fundos para a sua construção que se iniciou em 1869. O financiamento para a construção do túnel também veio de mineiros locais.O projeto foi mais advogado por Sutro depois de um desastre da mina de Yellowjacket onde dezenas de mineiros morreram queimados porque não tinham forma de escapar da mina. Arthur De Wint Foote trabalhou no túnel in 1873, but was demitido em 1874, depois de ter ocorrido uma infiltração de água no Shaft No. 2.[1]

Também foram construídos túneis laterais para aumentar a drenagem e a ventilação das minas. O seu criador vendeu as suas ações desde o fim dos trabalhos, em 1878 e depois partiu para San Francisco para investir no imobiliário, depois de se tornar presidente da câmara/prefeito daquela cidade. O principal túnel ficou completo em 1878.

Referências

  1. Rickard, Thomas Arthur (1992). Interviews with Mining Engineers. San Francisco: Mining and Scientific Press. p. 172. OCLC 2664362 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Leituras adicionais[editar | editar código-fonte]