Teatro de rua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Living Theatre apresenta sua peça pacifista The Brig (O Brigue, um barco de guerra à vela da época da Independência dos Estados Unidos) apresentado na Oranienplatz em Berlin-Kreuzberg

Teatro de rua é uma modalidade teatral em que os atores utilizam seu corpo e sua voz a serviço da construção estética no espaço aberto, sobretudo nas cidades. Nesta atividade rua é todo espaço público aberto e apto a receber um espetáculo teatral, como parques, praças, monumentos, edifícios, rios, entre outros, em oposição aos locais fechados.

Espaço urbano

Malabaristas com fogo no Espetáculo Natural Spirit, companhia Carros de Foc

Dentro dessa modalidade teatral, o espaço urbano e tudo que nele está contido, pode vir a ser mais do que espaço de representação, ou seja, ao mesmo tempo que a cidade é local da encenação, o espetáculo pode se valer de uma paisagem como cenário ou um monumento como elemento cênico etc. A cidade por ser polimorfa, possibilita apropriações diversas. André Carreira propõe um teatro de invasão, que entende a própria cidade como dramaturgia.

O teatro de rua brasileiro se constitui em uma "multiplicidade de linguagens" (Narciso Telles). Amir Haddad, fundador do grupo Tá na Rua, da cidade do Rio de Janeiro, entende que teatro e arquitetura sempre estiveram ligados e que as sociedades ergueram seus teatros conformes seus valores.

Organização

Existem várias organizações de grupos de teatro de rua. Na cidade de São Paulo existe o Movimento de Teatro de Rua (MTR/SP), que juntamente com outros movimentos estaduais deram inicio a uma organização nacional, criando a Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), presentes em vários estados brasileiros. Em Brasília, o Esquadrão da Vida, fundado em 1979 pelo ator, jornalista e ambientalista Ary Pára-Raios, é presença constante na vida cultural da Capital.[1]

Referências

Esquadrão da Vida se apresenta nas ruas de Brasília.
  • «Blog Teatro de Rua» 
  • CARREIRA, André. Teatro de Rua: uma paixão no asfalto. São Paulo: Hucitec, 2007.
  • TURLE, Licko; TRINDADE Jussara. Teatro de Rua no Brasil: a primeira década do terceiro milêncio. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.
  • TELLES, Narciso; CARNEIRO, Ana (org). Teatro de Rua: olhares e perspectivas Rio de Janeiro: E-papers, 2005..

espanhol
inglês
  • Patricia J. Campbell, Passing the hat: Street performers in America.
  • Gazzo, The Art of Krowd Keeping, published by Penguin Books.
  • Floriane Gaber, 40 Years of Street Arts, published by Ici et là, 2009
  • Floriane Gaber, How It All Started. Street arts in the context of the '70's, published by Ici et là, 2009

Referências