Telemática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Telemática é a comunicação à distância de um conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações.[1]

Referências

  1. Zagoudis, Jeff. Telematics Puts Managers In The Driver’s Seat. Página visitada em 26 de julho de 2013.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

TELEMÁTICA

CONCEITO

A telemática pode ser definida, introdutoriamente, como o "conjunto das técnicas de informática e das telecomunicações", assim apontada por MATHELOT. Essa definição é momentaneamente satisfatória, e, embora lacunosa, passiva e factível de questionamentos, cumprem um objetivo primário, qual seja, delimitar inicialmente o objeto central do trabalho. Dentre as principais dúvidas está a de ser o melhor conceito um simples conjunto ou, ao invés, o produto de uma adequada combinação de elementos, sendo aqui entendidos: combinação como o ato de ligar, unir ou fundir; produto como resultado, conseqüência; e conjunto como reunião de partes que soma características da informática, das telecomunicações e os novos atributos gerados pela combinação apontada. Embora não esteja configurada uma situação tão extremada como a da água, eis que as características dos componentes originários estão integralmente presentes na telemática, a constituição do seu conceito gera inovações, como, por exemplo, a internet. Então, é um pouco mais satisfatória a definição da telemática como o conjunto e o produto da adequada combinação das técnicas de informática e telecomunicações, no qual estão preservadas as características de ambas, bem como gerados novos atributos. É necessário, então, definir as técnicas citadas, com o cuidado de estabelecer um limite para a apresentação de definições acessórias, evitando um regresso ao infinito, no qual vão sendo definidos os componentes dos componentes e assim sucessivamente. Serão definidas informática e telecomunicações. Informática é uma palavra surgida da contração das expressões “informação” e “automática”, geralmente creditada a DREYFUS, o qual a definiu como a "ciência do tratamento automático e racional da informação, considerada como suporte dos conhecimentos e das comunicações". Existem, igualmente, inúmeras polêmicas sobre os limites e sentidos desse conceito, mas vamos deixá-las de lado, por ora, mesmo por que a legislação nacional consagrou tal ponto de vista, através do artigo 3o. da Lei 7.232/84.