Teologia do Corpo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

A Teologia do Corpo comporta o pensamento que o Papa São João Paulo II desenvolveu nas Audiências de Quarta-feira de 5 de Setembro de 1979 a 28 de Novembro de 1984, com algumas interrupções, nomeadamente quando do atentado contra a vida do Papa em 13 de Maio de 1981 e durante o ano de 1983 (Ano Santo da Redenção). Estas catequeses se dividem em quatro ciclos, em que o Papa desenvolveu vários temas, começando pela exegese dos primeiros capítulos do livro do Gênesis, terminando na análise da Humanae Vitae de Paulo VI, passando por análises psicológicas, sobre a corporeidade do Homem, sobre o matrimônio e a eminente racionalidade da pessoa.

Vários teólogos pelo mundo tem se dedicado ao estudo das catequeses de João Paulo II afim de compreender suas ideias e passa-las para o mundo.

Do que se trata?[editar | editar código-fonte]

No início do seu Pontificado, durante as audiências de quarta-feira, o Santo Padre meditou por mais de 4 anos sobre o amor humano em seus vários aspectos: a relação do homem e da mulher, o significado esponsal do corpo humano, a natureza e missão da família, o matrimônio, o celibato, a luta espiritual do coração do homem, a linguagem profética do corpo humano, o amor conjugal, entre outros. O Papa João Paulo II, com um novo ardor e uma visão totalmente inovadora, nos dá esta boa nova que merece ser conhecida e vivida!

Por que estes temas especificamente?[editar | editar código-fonte]

A escolha do Papa João Paulo II de tratar destes temas, antes de qualquer outro assunto, foi uma grande graça para toda a Igreja, e somente podemos ver a Providência nesta escolha. Como homem de Deus e um profeta, sabia que antes que qualquer outro fundamento, era necessário priorizar estes, para uma sociedade que estava se autodestruindo. E ele o fez! Ele nos deu de presente estes ensinamentos.

Há algum livro publicado contendo os ensinamentos da Teologia do Corpo?[editar | editar código-fonte]

Após alguns anos da conclusão destas audiências, foi publicado o livro com todas as catequeses compiladas, e em 2006 uma tradução para o inglês mais fiel ao original foi publicada pela Pauline Books and Media, com o título “Man and Woman He Created Them: A Theology of the Body[1]

Há publicações em português?[editar | editar código-fonte]

Sim. A Edusc publicou uma versão completa com o título "Homem e Mulher o Criou"[2]

Estudos no Brasil[editar | editar código-fonte]

A Teologia do Corpo é bem mais divulgada e conhecida nos Estados Unidos e no exterior do que no Brasil. Porém existe um grupo de pessoas que tem se dedicado ao estudo da Teologia do Corpo no Brasil com o objetivo de difundir aqui as ideias do Beato João Paulo II.

Como conhecer melhor a Teologia do Corpo?[editar | editar código-fonte]

A primeira opção seria ler os próprios ensinamentos do Santo Padre. Ali está a fonte de tudo o que podemos falar e viver sobre a Teologia do Corpo. Mas o altíssimo nível filosófico e teológico destes ensinamentos faz com que seja necessário “traduzir” a TdC para uma linguagem mais acessível. Daí que existam vários livros publicados nos EUA que facilitam o nosso entendimento, mas com a dificuldade de estar somente em inglês. Entre estes livros existe o “Theology of the Body Explained”, de Christopher West, como o livro-base para quem deseja começar a linda aventura de conhecer e viver estes ensinamentos da Igreja. Outros materiais podem ser encontrados no site do Christopher West (https://www.christopherwest.com/) e do Jason Evert (http://chastityproject.com/). Para quem mora nos EUA ou pode se deslocar até lá, há o altamente aconselhável “Theology of the Body I – Head & Heart Immersion Course” (http://www.tobinstitute.org/page.asp?ContentID=148), que durante 5 dias nos faz entrar nesta visão de maneira profunda e comovente. Existe também um curso virtual em português abordando os principais temas sobre a Teologia do Corpo disponível em http://www.teologiadocorpo.com/curso-virtual/

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. JOÃO PAULO II. Man and Woman He Created Them: A Theology Of The Body; Michael Waldstein(Org). Boston: PAULINE BOOKS & MEDIA, 2006. <http://www.amazon.com/Man-Woman-He-Created-Them/dp/0819874213>
  2. JOÃO PAULO II. Homem e mulher o criou: catequeses sobre o amor humano; João Carlos Petrini e Josafá Menezes da Silva (Orgs). Bauru: EDUSC, 2005. <http://www.edusc.com.br/do/Produto/390/homem_e_mulher_o_criou:_catequese_sobre_o_amor_humano>