Topoisomerase

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A topoisomerase ou DNA topoisomerase é uma enzima que desempenha importante papel nos processos de replicação e empacotamento de DNA. Seria uma nuclease reversível.[1] Ela catalisa uma quebra nas moléculas de DNA, mas usa ligações covalentes para segurar as moléculas de DNA que foram quebradas.

Existem dois tipos de topoisomerases, são elas:

Topoisomerase I[editar | editar código-fonte]

Produz quebras numa cadeia do DNA e permite o giro da cadeia quebrada sobre a cadeia intacta. A topoisomerase I conserva a energia do rompimento da ligação fosfodiéster, estocando-a na forma de ligação covalente que ocorre entre ela e os grupamentos fosfatos, no ponto de clivagem. Depois ela utiliza essa energia para restaurar a ligação fosfodiéster e selar a quebra. Algumas topoisomerases I podem relaxar superespiralamentos positivos e negativos no DNA.

Topoisomerase II[editar | editar código-fonte]

Produz quebras nas duas cadeias do DNA. Ela quebra as duas cadeias de DNA ao mesmo tempo e pode introduzir ou retirar superespiras, duas de cada vez, em um mecanismo que é dependente de ATP. Ela corta as duas cadeias de DNA, prendem-se às extremidades através de ligações covalentes, passa a dupla cadeia através do corte e sela a quebra.

Referências

  1. Alberts, B.. Molecular Biology of the Cell. [S.l.]: Garland Science, 2008. 278 pp. ISBN 0-8153-4105-9.
Ícone de esboço Este artigo sobre Genética é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.