Apuim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Touit)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaApuins

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Touit
Espécies
Ver texto

Touit é um género de aves psittaciformes onde se classificam as oito espécies de apuim. Dentro do grupo, quatro espécies ocorrem no Brasil, sendo que o apuim-de-costas-pretas e o Apuim-de-cauda-amarela são endêmicos, sendo encontrados na Floresta Atlântica.

Os apuins são aves de pequeno porte, que medem entre 15 a 17 cm de comprimento. Habitam zonas de floresta temperada a tropical e todas as espécies, menos o apuim-de-cauda-amarela, preferem regiões montanhosas. A plumagem das espécies é variável, mas sempre em tons de verde. O bico é adunco, típico dos psitacídeos, e de cor clara. A cauda é muito curta, de formato quadrado. A zona em torno dos olhos é desprovida de penas.

Os apuins são bastante difíceis de observar na Natureza, pois comportam-se de forma discreta e confundem-se com a folhagem das árvores. Voam em bandos de 20 à 40 indivíduos, e na época de reprodução em casais.

O Apuim-de-cauda-amarela nidifica em cupinzeiros arborícolas, o que garante temperatura e umidade constantes, auxiliando na encubação.

Espécies[editar | editar código-fonte]

A única Captura feita por foto da ave encontra-se no site www.wikiaves.com.br, tendo 2 fotos impressionates da espécie que segundo o autor visitou o escritório onde trabalha na cidade de Ubatuba/Sp.

https://www.parrots.org/files/psitta/2112/ps_29_3_autumn_17_portuguese.pdf