Tractor pulling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sheffield Tractor Pull.JPG

Trekker Trek (como é conhecido na Holanda e no Brasil) ou Tractor Pulling (conhecido em países Europeus e nos EUA) são tratores altamente modificados, nestes tratores são acoplados mais de 1 motor alguns tendo até 6 motores movido a metanol. Eles competem entre si para ver qual puxa mais peso numa pista de 100 metros. O campeão é aquele que consegue percorrer a maior distância com a maior quantia de peso.

O Trekker Trek foi inventado em 1929 por Norte-Americanos de Ohio. No periodo da Ante-Safra, quando muitos fazendeiros não tinham o que fazer e, começaram a puxar pedras. A "brincedeira" foi se tornando séria, com isso em 1968 inventaram uma carreta especifica para a competição, foi ai que começou a aparecer tratores modificados. Na década de 70 o Esporte Radical chegou na Europa mais especificamente na Holanda em 1977,e depois se espalhou por diversos países do velho continente. Até hoje é realizado por diversas cidades e países tendo inclusive uma competição européia, o Eurocup, onde participam os melhores tratores do continente. Em 1992 o esporte chegou no Brasil, a cidade anfitriã do 1° Trekker Trek Brasileiro foi Holambra-SP(localizada a 140km da capital), começou com a "Prohatra" que significa PROva de HAbilidades com TRAtores. No ano seguinte em 1993 fizeram um trator modificado para demostração e no ano seguinte foi realizada a primeira competição oficial do Trekker Trek no Brasil com a participação de Tratores de Holambra-SP, Aguai-SP e Rio Verde-Go. O Trekker Trek já foi realizado por várias cidades e estados, mas nos dias atuais é comum ser realizado em Holambra-SP(Junho, Julho ou Agosto) e na cidade paranaense de Castro-Castrolanda(Agosto).

No Brasil existem tratores de até 2500cv, e é dividido em duas categorias: Agrícola (tratores originais)sem modificações extremas e a categoria livre(tratores altamente potentes)na qual são feitas diversas modificações tentando tirar o máximo do trator. Na categoria livre os tratores chegam a arrastar 100t.

Na Europa e nos Estados Unidos os tratores chegam a mais de 10.000hp, alguns chegam aos 12.000hp(caso do trator de Gadner Stone, o General(EUA)), por lá os tratores modificados chegam a arrastar mais de 200t com seus motores V8 equipados com blower, V-12, V-6 com 3 holset turbos e, outros chegam a utilizar até mesmo motores de avião(Turbina).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Noticias - Trekker Trek Brasil