Tuila'epa Sailele Malielegaoi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tuilaepa Sailele Malielegaoi.jpg

Tuilaepa Lupesoliai Neioti Aiono Sailele Malielegaoi (n. 14 de abril de 1945 em Lepa, Samoa) é, desde 1998 até o presente momento, o primeiro-ministro de Samoa.

Educação[editar | editar código-fonte]

Estudou no Colégio dos Irmãos Maristas, em Ápia, capital de Samoa, nos anos 50, e frequentou o Saint Joseph's College, em Lotopa, nos anos 60. Em 1964, se mudou para Auckland, na Nova Zelândia, onde estudou, no Saint Paul's College. Em 1965, ingressou na Universidade de Auckland, onde se graduou em 1968, em Comércio, curso pelo qual é Mestre pela mesma alma mater.

Vida política[editar | editar código-fonte]

Começou no Departamento do Tesouro Nacional, em Ápia, em 1970, no Escritório de Investigações. Em 1978, mudou-se para a Bélgica, onde trabalhou por três anos. Voltou, em 1981, para a Samoa, quando entrou na política. Em dezembro de 1982, teve seu primeiro cargo ministerial: Ministro das Relações Econômicas da Samoa, durante o governo de Eti Alesana.

Em novembro de 1998, passou ao cargo de primeiro-ministro do país, depois de ter sido ministro em diversos gabinetes. Atualmente, além de primeiro-ministro, Malielegaoi é Ministro da Imigração, Ministro de Relações Exteriores, Procurador-geral da República, Autoridade do Turismo de Samoa, membro da Corporação de Terra de Samoa e da Comissão de Serviços Públicos.

Esporte[editar | editar código-fonte]

Entre os hobbies de Malielegaoi estão a pesca, a leitura, o tênis e o críquete, mas é no tiro com arco que ele se destaca. Nos 13os. Jogos do Pacífico, realizados em 2007 na Samoa, ganhou a medalha de prata junto de Eddie Chan Pao e Vaimasenuu Martel na competição de Match Play Recurve Mix.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

[1]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.