UDDI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

UDDI (originado do acrônimo inglês Universal Description, Discovery and Integration) é um serviço de diretório onde empresas podem registrar (publicar) e buscar (descobrir) por serviços Web (Web Services). UDDI é ainda um framework de plataforma independente (desenvolvido na plataforma .NET) para descrever e integrar os serviços de negócios usando a internet, possibilitando assim uma exposição controlada dos serviços da empresa. A comunicação é realizada através do SOAP e as interfaces web service são descritas por WSDL.1

Um serviço de registro UDDI é um Web Service que gerencia informação sobre provedores, implementações e metadados de serviços. Provedores de serviços podem utilizar UDDI para publicar os serviços que eles oferecem. Usuários de serviços podem usar UDDI para descobrir serviços que lhes interessem e obter os metadados necessários para utilizar esses serviços podem ter três partes:

  • "páginas brancas" descrevem a companhia: nome, endereço, contatos, etc.
  • "páginas amarelas" incluem as categorias, baseada em taxonomias padrões.
  • "páginas verdes" descrevem a interface para o serviço, em nível de detalhe suficiente para se escrever uma aplicação que use o Web service.


A especificação UDDI define:

  • APIs SOAP utilizadas para publicar e obter informações de um registro UDDI
  • Esquemas XML do modelo de dados do registro e do formato das mensagens SOAP
  • Definições de registro UDDI (modelos técnicos - tModels) de diversos sistemas de identificação e categorização, que podem ser utilizados para identificar e categorizar registros UDDI

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1], W3C Schools - WSDL and UDDI
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.