Universidade Estadual Paulista (Dracena)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de UNESP Dracena)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde outubro de 2011).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
UNESP Dracena
Faculdade de Zootecnia e Engenharia Agronômica
UNESP - Campus de Dracena.jpg
Fundação 28 de novembro de 2002
Diretor(a) Prof. Dr. Mario de Beni Arrigoni
Vice-diretor(a) Prof. Dr. Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo
Sede Dracena, SP, Brasil Brasil
Página oficial http://www.dracena.unesp.br/
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Faculdade de Zootecnia (FZ) e a Faculdade de Engenharia Agronômica (FEA) é uma faculdade, pertencente à Universidade Estadual Paulista, localizada em Dracena, São Paulo, Brasil. Com aproximadamente 240 alunos, é uma das 24 unidades da UNESP, oferecendo Cursos de Graduação em Zootecnia e Engenharia Agronômica e Cursos de Pós-Graduação (Latu Sensu) Estratégias Integradas para Pecuária de Corte e em (Stricto Sensu) Ciência e Tecnologia Animal. É uma das Instituições de maior importância e influência da região de Dracena.

História[editar | editar código-fonte]

O Campus Experimental de Dracena foi criado em reunião Extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Estadual PaulistaUNESP, realizada no dia 28 de novembro de 2002 no Campus de Araçatuba. Atualmente é constituída pelo curso de graduação em Zootecnia. A primeira turma iniciou suas atividades no segundo semestre de 2003. Em 2011 foi aprovado o Curso de Pós‐Graduação em Ciência e Tecnologia Animal (Mestrado) e em 2012 foi aprovado curso de Engenharia Agronômica.

Cursos de Graduação[editar | editar código-fonte]

Zootecnia O zootecnista trabalha com melhoramento genético, sanidade e nutrição animal, além de gerenciar e fazer consultorias para empresas rurais. Como o Brasil é um dos maiores centros pecuaristas do mundo, esse profissional é bastante requisitado e tem um mercado de trabalho em constante expansão. Entre as principais atribuições, destacam-se: elaboração, avaliação e execução de projetos de produção animal; orientações técnicas nas diferentes áreas da pecuária, como o conforto animal, que ajuda a elevar a produtividade; preservação de animais silvestres, por meio da atuação em zoológicos e em reservas ambientais; além de pesquisas e atividade de ensino em universidades. Pode ainda trabalhar com o treinamento de animais para esporte e lazer, como cavalos e cães.

Período: Integral

Vestibular: Meio de ano

Vagas: 40


Engenharia Agronômica

A Agronomia, ou Engenharia Agronômica, tem papel relevante em uma sociedade que consome cada vez mais alimentos e, por outro lado, exige um cuidado maior com o ambiente. No Brasil, as propriedades rurais apresentam características muito diferentes, como, por exemplo, grandes unidades especializadas, com condições tecnológicas modernas, que fazem contraponto às áreas mais modestas da agricultura familiar. Nesse sentido, o profissional precisa ter uma formação generalista, mas com alguma especialização. Ele se envolve com as diversas esferas da produção agrícola (como pequenas e grandes propriedades) e em várias atividades, como irrigação, topografia, beneficiamento e armazenamento de grãos, adubação do solo, defesa sanitária vegetal, processamento de produtos agrícolas, alimentos e nutrição animal, melhoramento genético e biotecnologia. O agrônomo também pode exercer funções de ensino (em nível universitário, técnico e médio), pesquisa, planejamento, assistência técnica, extensão e comercialização. Na cidade, atua nos vários níveis de distribuição dos produtos agrícolas e, ainda, no planejamento visual urbano, por meio da ação em paisagismo e arborização. Merecem ainda destaque as possibilidades de trabalho abertas pela produção de energia de fontes renováveis (álcool e biodiesel) e certificação de produtos agropecuários.

Período: Integral

Vestibular: Final de ano

Vagas: 40


Pós-Graduação[editar | editar código-fonte]

Cursos de Especialização e Mestrado:

  • (Latu Sensu) Estratégias Integradas para Pecuária de Corte
  • (Stricto Sensu) Ciência e Tecnologia Animal.

Instalações[editar | editar código-fonte]

O Câmpus Experimental de Dracena possui vários laboratórios didáticos e de pesquisa, com equipamentos modernos, de última geração, que atendem às necessidades do curso de Zootecnia.

Os laboratórios disponívies são: Informática, Química e Bioquímica, Solos e Fertilizantes, Morfofisiologia Vegetal e Plantas Forrageiras, Anatomia Animal, Microscopia, Laboratório de Computação Científica Aplicada à Zootecnia, Laboratório de Histologia e Fisiologia, Bromatologia e TPOA, Insetos úteis, Microbiologia, Higiene Zootécnica e Parasitologia, Aquicultura, Reprodução Animal e Biotério.

O câmpus ainda conta conta com Salas de Aulas, Biblioteca, Cantina, Um Amplo Estacionamento, Banheiros e Um Auditório.

Biblioteca[editar | editar código-fonte]

Instalada em amplo e moderno prédio inaugurado em março de 2012, possui um espaço para o acervo bibliográfico e outro para leitura com salas individuais e coletivas e um anfiteatro. A biblioteca é totalmente climatizada. Em processo de informatização, a Biblioteca acessa a base de dados em CD-ROM, catálogo coletivo das três Universidades Estaduais Paulistas (Unesp, Usp e Unicamp) e o serviço de comutação bibliográfica on-line.

Vestibular[editar | editar código-fonte]

A UNESP Dracena realiza dois vestibulares por ano. O vestibular de Meio de Ano é para ingresso no curso de Zootecnia e o vestibular de Fim de Ano é para ingresso no curso de Engenharia Agronômica. Para saber mais sobre os vestibulares da UNESP acesse www.vunesp.com.br.

Localização[editar | editar código-fonte]

Endereço do Câmpus

Rod. Cmte. João Ribeiro de Barros (SP 294), Km 651, Bairro das Antas

CEP: 17900-000, Dracena - SP

PABX: (18) 3821-8200

Referências[editar | editar código-fonte]

UNESP Dracena (2011). Homepage UNESP Dracena <http://www.dracena.unesp.br/>. Acessado em Outubro de 2011.

VUNESP (2011). Homepage Vunesp <http://www.vunesp.com.br/>. Acessado em Outubro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]