Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Instituto de Física Teórica (IFT) é uma instituição de pesquisa e ensino em física localizada em São Paulo, no Brasil. Tendo sido inicialmente fundado como uma fundação de direito privado em 1952, foi incorporado à Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 1987. Seu corpo docente produz trabalhos científicos em diversas áreas da física e disciplinas correlatas, como a astrofísica, cosmologia e matemática. O Instituto de Física Teórica sedia um curso de pós-graduação em física.

O Instituto desenvolve atividades de pesquisa em diversas áreas da Física Teórica (Física matemática, Teoria quântica de campos, Teoria das cordas, Cosmologia e Gravitação, Física Nuclear, Física Atômica, Física de átomos frios, Física de Partículas Elementares, Mecânica Estatística e Dinâmica Não-Linear). Nos anos mais recentes tem estendido as suas atividades também à física experimental de altas energias.

Fundado em uma tradição de pesquisa de qualidade, o IFT-UNESP tem convênios com diversos países do mundo e em suas instalações acontecem anualmente eventos internacionais.

Pós-Graduação[editar | editar código-fonte]

O IFT oferece um curso de pós-graduação desde 1971, atualmente avaliado com nota 7 (numa escala de 1 a 7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Oferece diplomas de mestrado e doutorado em física. É um curso de grande tradição no Brasil, tendo formado centenas de doutores e mestres.

ICTP-SAIFR[editar | editar código-fonte]

Em 2011 foi estabelecida uma colaboração entre o Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICTP), a UNESP e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo que criou o ICTP South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR).[1]

Referências

  1. ICTP-SAIFR (em inglês). Visitado em 15 de dezembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]