Underclocking

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Underclocking, também chamado de downclocking, é o nome dado um processo onde ocorre a diminuição da velocidade do processador. Esse processo, normalmente, é aplicado com o intuito de diminuir o consumo de energia pelo processador ou diminuir o aquecimento do mesmo.

Underclock em aparelhos celulares[editar | editar código-fonte]

O underclocking é aplicado em grande escala nos aparelhos portáteis, principalmente em smartphones, onde o usuário busca maximizar a duração da bateria. O underclock também é combinado com o overclock, onde, quando o aparelho está em inatividade, é diminuída a velocidade do processador, e, quando o aparelho está sendo usado, acontece o incremento da velocidade do mesmo.

Underclock em notebook[editar | editar código-fonte]

O principio de usar o underclock em notebooks, é justamente para diminuir a velocidade do mesmo e aumentar a durabilidade da bateria, no entanto em notebooks esse processo e raramente utilizado, pois, os computadores usam programas muitos pesados que normalmente não vão funcionar sob baixo processamento, e outro motivo é que acaba levando mais tempo para ele iniciar e consequentemente mais bateria para abri-lo.

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.