Usuária:Sarah Pereira Marcelino/Soldaderas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
La Soldaderas

As Soldaderas, também conhecidas como Adelitas, eram mulheres que lutavam ao lado dos homens durante a Revolução Mexicana e que inicialmente eclodiu em oposição ao regime conservador de Porfirio Díaz. O termo vem da palavra espanhola soldada que designa um pagamento feito à pessoa que forneceu algo para o bem estar de um soldado.[1]



A maioria dessas mulheres levavam vidas normais, mas pegaram em armas durante a guerra para lutar pela liberdade. Entre as soldaderas, Dolores Jiménez y Muro, Margarita Neri e Hermila Galindo são muitas vezes consideradas heroínas no México contemporâneo.

Hoje, o termo La Adelita é usado com orgulho entre as mulheres mexicanas. La Adelita foi o título de um Corrido (canção popular) sobre a Soldadera chamado "Adelita", e tornou-se uma das músicas mais queridas para sair da Revolução.

No entanto, na maioria dos casos, os soldaderas o termo refere-se às esposas, filhos e parentes dos soldados do exército mexicano. Soldaderas foram autorizadas a acompanhar o exército que os soldados seriam menos propensos a desertar.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


  • Paul Allatson (2007). Key Terms in Latino/a Cultural And Literary Studies[1]. Blackwell Publishing. ISBN 1-4051-0250-0.

CategoriaRevolução Mexicana CategoriaHistória militar do México