Usuário(a):Adventurous36/Cão de busca e salvamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Collie da cruz vermelha, Itália, 1909.

Cães de busca e resgate, ou cães de busca e salvamento, são cães especialmente treinados para auxiliar na localização de pessoas em situação de risco.

O uso de cães em busca e salvamento é um componente valioso no rastreamento em florestas, desastres naturais, eventos com grande número de vítimas e na localização de pessoas desaparecidas. Condutores dedicados e cães bem treinados são necessários para o uso de cães para serem eficazes nos esforços de busca. Cães de busca e resgate são tipicamente trabalhados, por uma pequena equipe a pé.

Cães de busca e resgate detectam odor humano. Embora os processos exatos ainda sejam pesquisados, pode incluir células de pele, [1] perspiração evaporada, gases respiratórios ou gases de decomposição liberados por bactérias que agem sobre a pele ou tecidos humanos.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Um cão e um manipulador procuram por sobreviventes do terremoto de abril de 2015 no Nepal .

A partir de seu treinamento e experiência, os cães de busca e salvamento podem ser classificados de acordo com o odor que detectam e sob quais condições eles podem trabalhar. Cães que detectam odor específico provaram sua capacidade de alertar apenas sobre o cheiro de uma pessoa individual, depois de receber uma amostra do perfume daquela pessoa. Cães discriminantes e sem cheiro alertam sobre ou seguem qualquer odor de um determinado tipo, como qualquer perfume humano ou qualquer cheiro de cadáver. Os cães SAR podem ser treinados especificamente para pesquisas de entulho, para pesquisas de água e para pesquisas de avalanche.

Referências[editar | editar código-fonte]

Categoria:Salvamento Categoria:Cães Categoria:Tipos de cães Categoria:!Páginas com traduções não revistas