Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Carlosrusso/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

MAUMAU CEARENSE

O Maumau Cearense é uma variante recente, criada em Granja, interior do Ceará elaborada por um grupo de amigos, dentre eles, Carlos Russo (criador das mais relevantes modificações da variante), Matheus Fontenele, Tarcis Levy e Caio Carvalho. Em comparação ao jogo tradicional, esta variação propõe 7 cartas, ao invés de 5. Tornas os Reis (K) de naipes vermelhos e pretos em cartas especiais distintas. Cria um novo padrão de punições, além de estabelecer uma outra forma de pontuação aos jogadores.[1]

REGRAS DO MAUMAU (VARIANTE CEARENSE)

Objetivo e distribuição de cartas

O MAUMAU pode ser jogado de quatro até oito jogadores. É importante informar que o ideal seria no máximo seis jogadores, pois o número máximo torna uma única rodada longa e cansativa.

No MAUMAU tradicional os jogadores ganham cinco cartas, mas na variação CEARENSE cada jogador recebe sete cartas. Antes da distribuição das cartas, realiza-se um sorteio para definir quem será o jogador a iniciar a rodada. Cada participante pega uma carta virada do baralho, o que obtiver a maior carta será o jogador inicial da rodada. Nesta etapa do jogo o Ás é a maior carta. Em caso de empate, repete-se o sorteio com os envolvidos no empate.

Após a definição do sorteio, as cartas são distribuídas sempre no sentido-horário. O objetivo do jogo é livrar-se de todas as cartas. Quem primeiro alcançar o objetivo será o vencedor da rodada. O jogador inicial sempre mudará, sendo sempre o primeiro jogador à esquerda do último que abriu a rodada. Após isso se distribui as cartas, uma de cada vez para todos os jogadores. O jogador vencedor do sorteio retira uma carta do topo do monte e a expõe no centro da mesa, e isso contará como seu primeiro descarte.

Início e andamento da partida

O jogador poderá descartar suas cartas em duas situações: a carta a ser descartada pelo jogador tem que ser do mesmo valor ou do mesmo naipe da carta central da mesa. Cada jogador descarta uma carta por vez. Se não possuir uma carta que preencha os requisitos, pega uma do monte. Se mesmo assim não conseguir uma carta compatível à regra, este passará a vez ao outro jogador.

Quando em sua vez, o jogador ao descartar ficar com uma só carta deverá imediatamente gritar “MAUMAU!”. Explicaremos mais adiante no tópico das punições o que poderá acontecer ao o jogador casa ele não respeite tal regra.

Sistema de pontuação[editar | editar código-fonte]

Podemos jogar o MAUMAU de duas maneiras. Estabelecer um número definido de vitórias, ou distribuir pontuações para 1º,2º e 3º colocado. Quando decidimos dar pontos, estabelecemos 100 ao campeão da rodada, 50 ao jogador com o menor número de pontos em mãos, e 25 para o com segundo menor número de pontos em mãos. Fazemos a contagem da seguinte forma: 1 ponto para o Às, 10 pontos para cada carta de figura (K,Q,J), e as cartas com número tem o valor respectivo.

Punições[editar | editar código-fonte]

Quando o jogador não diz "MAUMAU", se denunciado, pagará punição de 5 cartas. Se o jogador denunciante estiver equivocado ou denunciar tardiamente, ele mesmo será punido com 5 cartas. Existe um limite para a denúncia. Como exemplo: Jogador A descarta e fica com apenas uma carta em mãos, não dizendo "MAUMAU". O jogador B então inicia sua jogada. A denúncia só poderá ocorrer antes do jogador B fazer seu descarte. Qualquer jogador da mesa pode fazer a denúncia. Lembrando que o jogador C iniciando sua jogada, a denúncia será inútil, punindo somente o denunciante com 5 cartas.

Existem outras punições mais leves, todas elas tendo uma carta como punição. Exemplos listados a seguir:

  1. Jogador descartar uma carta errada. (Quando número ou naipe não combinam)
  2. Jogador que jogar jogar fora de sua vez.
  3. Jogador que fizer combinações com outro(s) jogador(es) da mesa. (Todos os envolvidos devem ser punidos)
  4. Jogador que tentar influenciar a jogada de outro participante. (Exemplo: Pedir determinado naipe a um jogador que descarta valete (J)