Usuário(a):Ffcms/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Robert (Bob) Albrecht (nascido em 1930) foi um dos pioneiros no ensino de computação e no uso de jogos na educação. Ele teve um papel muito importante na disseminação do conhecimento e compartilhamento de informações entre programadores e entusiastas de computadores, dessa forma estimulando conceitos da ética hacker.

Ele era, como Lee Felsenstein disse, uma pessoa pra quem "apresentar o computador a uma criança era um desejo obsessivo".

Albrecht foi um dos fundadores da People's Computer Company (PCC) junto com George Firedrake e Dennis Allison em 1972, e também foi produtor e editor do periódico de mesmo nome que tinha como objetivo estimular e ensinar computação, jogos de computadores, programação na linguagem BASIC e o uso de computadores pessoais. Através do periodico e suas publicações sobre BASIC Bob Albrecht e Dennis Allison foram fundamentais para o desenvolvimento de uma versão livre e reduzida do BASIC, chamada Tiny BASIC.

Junto com Dennis Allison ele criou o Dr. Dobb's Jornal (DDC), um jornal profissional sobre técnicas, ferramentas de software e novidades para programadores experientes.

Albrecht foi autor e co-autor de mais de 30 livros e mais de 150 artigos, muitos dele sobre a linguagem BASIC, sobre jogos educacionais e sobre ensino de matemática e física para estudantes de ensino médio e fundamental.

Vida[editar | editar código-fonte]

Em 1962 Bob Albrecht trabalhava na Control Data Corporation (CD) como analista sênior de aplicativos e foi convidado para palestrar no clube de matemática de George Washington High School, em Denver. Ele se surpreendeu com o interesse dos jovens em programação muito maior do que muitos adultos aos quais ele deu aula de Fortran. Ele começou a dar aula para os jovens estudantes que tinham interesse e incentivar eles para ensinarem aos seus colegas disseminando o interesse em computação. A partir dai ele começou a visitar diversas escolas mostrando as coisas que se podia fazer com computadores. Em uma das suas viagens para apresentar seu "show da cura" na turmas de matemática ele conheceu a linguagem BASIC, que era focada em tornar a programação mais fácil para leigos. Imediatamente Albrecht decidiu que BASIC era melhor que Fortran, chegando até a ser cofundador de um grupo chamado Shaft (Society to Help Abolish Fortran Teaching - Sociedade para Ajudar a Abolir o Ensino de Fortran).

Em 1971, a sede da sua empresa para livros infantis sobre computação denominada Dymax se tornou o lugar mais popular para os jovens interessados em computadores, por ter diversos computadores, terminais e equipamentos livres para o uso.

Em 1972 foi criada People's Computer Company (PCC). Através do periódico de mesmo nome, Albrecht queria estimular cada vez mais o interesse e o uso de computadores pessoas para jogos e programação, além da troca de códigos e informações sobre tecnologia.

Quando o Altair 8800 foi lançado em 1975, Bob Albrecht disse que tinha interesse em fazer um livro sobre programação de jogos no Altair com a condição de receber um Altair para ficar na PCC. Quando o Altair chegou, ele percebeu que a unica maneira de programar era com a linguagem de maquina, pois possui pouco memoria, não sendo suficiente para o BASIC. Então ele pediu a Dennis Allison para escrever a estrutura de um interpretador de uma BASIC simples de usar e que ocupasse pouca memoria e publicaram na PCC solicitando ajuda de todos os interessados. Três semanas depois receberam varias respostas inclusive uma de dois rapazes do Texas que tinham escrito uma linguagem inteira chamada Tiny BASIC e enviada para ser publicada na PCC.

Por causa dessa nova demanda de compartilhamento de informações mais avançados foi criada uma ramificação da PCC, chamada Tiny BASIC Journal que depois se tornou o Dr. Dobb's Journal (DDJ) que tratava não só sobre a nova linguagem, mas também de outras linguagens, softwares e novas tecnologias.

Referências[editar | editar código-fonte]