Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Maitê Campos/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Fazenda Serra Nova localiza-se a onze quilômetros do centro município de Miracema, no estado do Rio de Janeiro. De proprietário particular, foi construída no ano de 1907 e, atualmente, suas principais atividades econômicas são silvicultura, extração de café, pecuária de corte e leiteira.

História[editar | editar código-fonte]

A região[editar | editar código-fonte]

Os esforços de Dona Ermelinda Rodrigues Pereira, uma das primeiras proprietárias dos terrenos que constituem o distrito-sede, são considerados os responsáveis pela colonização do território do Município de Miracema.

No ano de 1846, Dona Ermelinda mandou erguer, na praça que atualmente possui seu nome, uma capela dedicada ao culto de Santo Antônio. Além disso, doou  25 alqueires de terra para a formação da futura freguesia de Santo Antônio, que posteriormente veio a se chamar Santo Antônio dos Brotos.

Posteriormente, em 1880, o rápido crescimento da população local incentivou a criação do distrito policial de Santo Antônio dos Brotos. No ano seguinte, o distrito da Paz foi criado e, em 1883, a denominação de Santo Antônio dos Brotos foi alterada para Miracema pelo governo provincial.

Em guarani, ybira significa madeira e cema significa brotar. Daí o significado de Miracema, que teve o "yb" trocado por "M" por questões fonéticas.

A Fazenda[editar | editar código-fonte]

Situação e ambiência[editar | editar código-fonte]

O quilômetro um da estrada que conecta Itaboraí a Itaperuna, RJ-116, é onde se inicia a rota que leva à Fazenda. Distante por volta de onze quilômetros do centro de Miracema, a rodovia também garante o acesso às Fazendas Fumaça, Itatiaia, Santo André e São Pedro. Devido ao fato de possuir uma queda d'água, a rodovia é considerada um atrativo natural.

Descrição arquitetônica[editar | editar código-fonte]

Exterior[editar | editar código-fonte]

Interior[editar | editar código-fonte]

Detalhamento do estado de conservação[editar | editar código-fonte]

Representação gráfica[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.inepac.rj.gov.br/application/assets/img/site/Miracema.pdf
  2. http://www.institutocidadeviva.org.br/inventarios/?p=1011
  3. Livro de Registro de Terras nº 53, da Freguesia de Santo Antônio dos Brotos – Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.
  4. Fazolatto, Douglas. Juiz de Fora: Imagens do Passado – 2003.
  5. E-mail enviado pelo Eduardo Luis Pinto ao DPCN/INEPAC, em julho de 2010.