Usuário(a):Naftakasar/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Niki Lima[editar | editar código-fonte]

Iasmin Ferreira Lima (São Paulo, 27 de Novembro de 1992) mais conhecida pelo nome artístico: Niki Lima, é uma fotógrafa, videomaker e cineasta brasileira. Começou a fotografar aos 15 anos de idade e desde então passou a dedicar-se a arte por amor e hobby. Graduou-se em cinema e audiovisual na universidade santista Unimonte, onde aprendeu técnicas de cinema, edição, direção e iluminação. Trabalhou em estúdios fotográficos na adolescência porém firmou-se como autônoma aos 23 anos, fundando a empresa Niki Lima Produções, onde passou a atuar como fotografa profissional. Em 2015, fundou a produtora alternativa Green Monkey Filmes lançando seu primeiro documentário: "Os Mlks do Farol" em parceria com a ONG PROCURU (Projeto Cultura de Rua) e ao lado de Brunão Mente Sagaz (Bruno Pierre).

O documentário faz parte de uma trilogia que busca arrecadar fundos para ajudar a comunidade carente da Zona Noroeste (Santos/Sp), o projeto está em andamento e sendo desenvolvido por Niki Lima e Leandro Valença. Em 2017 lançou seu segundo documentário: "Kryptonita", segundo filme da trilogia que busca através da arte, expor criticas ao estado e a sociedade de modo geral. O terceiro e ultimo filme da trilogia ainda esta em andamento e fechara o ciclo de três problemas sociais frequentes no país: A pobreza, o vicio e a falta de incentivo à educação.

Niki Lima é conhecida por sua forma unica de retratar as emoções reais de quem cruza suas lentes, seja em algum evento fotográfico ou em algum de seus filmes. Sua empresa atende todos os tipos de públicos, eventos e empresas.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Niki nasceu na cidade de São Paulo, Brasil, no dia 27 de novembro de 1992. É a filha do meio da dona de casa Simone Mariano e do mecânico Vagner Ferreira. Niki é descendente direta de índio e libanês. Antes de Niki nascer seus país se divorciaram, sua mãe passou a morar com seus avós, por quem Niki foi criada desde os 4 anos. Em 2000 a irmã mais nova de Niki, Sabrina Caroline, nasceu. Atualmente moram juntas com seus avós e sua mãe, Simone. Desde pequena Niki demonstrava ser uma criança criativa e inquieta. Aos 7 anos foi diagnosticada com TDAH, sofreu muitas problemáticas nas escolas onde estudava devido sua inquietação e dificuldade de conseguir se concentrar nas aulas. Por muitas vezes seus responsáveis foram chamados nas escolas por mau comportamento e rebeldia. Niki foi considerada muitas vezes a pior aluna da sala, por outro lado, sabia-se que em atividades que buscavam aflorar a criatividade, Niki sempre se destacava, finalmente conseguindo se concentrar mesmo que por pouco tempo. Na vida adulta passou a conseguir controlar suas dificuldades obtendo sucesso no ramo da fotografia. Em 2011 assumiu-se bissexual, e atualmente namora uma mulher.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Niki participou como Direção de Fotografia e produção no filme "Tia Do Dendê" dirigido por Jazz Miranda e Rafael Nascimento. É fotografa oficial do produtor musical e DJ Baphafinha (Leonardo Tadeu Pimenta), trabalha como parceira pessoal da dançarina e produtora de eventos: Tiná Mattos, é atualmente responsável pelo audiovisual da ONG PROCURU, já fez coberturas fotográficas nas famosas baladas de santos: Tribal Club, Moby Dick e Dom Room. Fotografou grandes nomes do funk como: Mc Marcinho, Danilo e Fabinho, Renatinho e Alemão, Mc G15, Mc Davi e outros. Editou videos educacionais para Abracoaching, Concretize e o coachs Marcelo Singulani e Mila Padua. Foi cinegrafista de Mariah Ruibal para o canal Central de Artistas (Desimpedidos, Kleber Bambam, Larissa Manoela ) e Direção de Fotografia no documentário: "Sapas", dirigido por Iasmim Feijó. Dirigiu dois documentários: "Os Mlks do Farol" e "Kryptonita". Atualmente trabalha como fotografa da empresa Niki Lima Produções e cineasta na produtora Green Monkey Filmes.

Categoria:Artistas Categoria:Cineastas Categoria:Fotografia