Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Preciosa.filipe/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este artigo é uma síntese do debate da temática Da Web 2.0 à Wikipédia realizado pelos alunos da unidade curricular Seminário TIC em Contextos Educacionais, do programa de doutoramento em Educação, Universidade Aberta (ano letivo 2015/2016).

Conceitos abordados[editar | editar código-fonte]

O debate proposto decorreu através da apresentação de diversos conceitos relativos à Wikipédia, onde de podem identificar os seguintes pontos fundamentais:

  • A evolução da Web
  • O que é a Wikipédia?
  • A Wikipédia como um recurso educacional aberto
  • A qualidade/fiabilidade da Wikipédia
  • Futuro da Wikipédia

O debate contou com a participação de Ana Filipe, Aníbal Guerreiro, Dércio Martins, Jacinto Pinto e Ricardo Monteiro.

A evolução da Web[editar | editar código-fonte]

A passagem da Web 1.0 para a Web 2.0 permitiu o acesso a ferramentas de colaboração em linha aos utilizadores e portanto, esta evolução da Web foi fundamental para o desenvolvimento do movimento da Wikipédia. Esta forma de desenvolvimento colaborativo da Wikipédia é considerado de grande valor, mas também contribui para a existência de contributos menos válidos (ruído) o que também motiva, de algum modo, a sua descredibilização.

A Web 1.0 é então descrita como uma Read Only Web, dado que a publicação de conteúdos estava nesta altura restrita a programadores e ser cara. O utilizador comum apenas tem um comportamento de consulta dos conteúdos disponíveis na web, em oposição ao que acontece na Web 2.0, onde o desenvolvimento tecnológico passou a permitir ao utilizador comum a possibilidade de produção e publicação de conteúdos de forma facilitada e colaborativa, sendo esta versão da tecnologia identificada como Read/Write Web.

A grande novidade da Web 2.0, que a distingue da Web 1.0 é a sua bi-direcionalidade, ou seja, a possibilidade de colaboração que permite aos seus utilizadores interagir uns com os outros, possibilitando a identificação de comunidades virtuais que em conjunto produzem conteúdos.

Com a Web 2.0 podemos identificar um conjunto novo de serviços online, potenciando o desenvolvimento de conteúdos pelos utilizadores. Alguns destes serviços identificam-se como Sistemas de Gestão de Conteúdos, Redes Sociais, Blogs, Wikis, etc.. Um dos sistemas de Wiki mais relevantes é a Wikipédia que é apresentado como sendo “um projeto de enciclopédia multilíngue de licença livre, baseado na web, escrito de maneira colaborativa e que se encontra atualmente sob administração da Fundação Wikimedia[1]

Para além da Web 2.0 foram ainda referidas as seguintes fases de evolução da Web: a Web 3.0 (Semantic Web) e a Web 4.0 (Symbiotic Web). Para além destas versões da Web, foram ainda referidos outras versões da Web, que tentam identificar as características que a Web apresentará no futuro (como a Web 5.0 identificada como a Sensitive Web e que é a versão emergente ; a Web 6.0 e a Web 7.0).

O que é a Wikipédia ?[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia é uma enciclopédia online, livre (não comercial, resultante dos contributos de utilizadores voluntários e disponível em várias línguas, desenvolvida através de tecnologia Wiki.

Esta enciclopédia não só possibilita acesso a informação como promove também o trabalho colaborativo na construção dos seus artigos e portanto contribui para a construção da chamada “inteligência colectiva”. A Wikipédia permite então que qualquer utilizador possa contribuir para a criação de conhecimento, acrescentando nova informação ou alterando a já existente.

A Wikipédia distingue-se de outras enciclopédias por funcionar de modo mais democrático, através do contributo de diversas pessoas (quer para a construção quer para a revisão de artigos), não necessariamente especialistas nas diferentes áreas do conhecimento. É portanto a enciclopédia online que permite uma partilha de saberes, editável por qualquer pessoa e sem custos.

A Wikipédia, após 15 anos do seu surgimento,  continua a ser uma referência importante e mundial na partilha de saberes e isso devido às suas características como ser uma enciclopédia muito completa, multilingue, fiável, fomenta a neutralidade dos seus artigos, fácil de utilizar e aberta.

Pode-se considerar ser uma das enciclopédias mais utilizadas no mundo, apesar de ainda ser vista com algum descrédito por alguns membros da comunidade académica e cientifica.

A Wikipédia (ou o projeto que promove o desenvolvimento desta enciclopédia) apresenta três princípios fundadores: NPOV (Neutral point of view), V (Verifiability) e NOR (No Original Research), que originaram os seus cinco pilares: 1) Enciclopedismo; 2) Neutralidade de ponto de vista; 3) Licença livre; 4) Convivência comunitária; 5) Liberdade de Regras.

A Wikipédia e a acessibilidade[editar | editar código-fonte]

Sendo a Wikipédia um recurso educacional aberto e portanto disponível para todos, as questões da acessibilidade e usabilidade torna-se pertinente face à abrangência que a palavra “todos” assume.

O resultado de um estudo de acessibilidade que contemplou a Wikipédia revela que a mesma apresenta erros de programação comuns e que se existisse sensibilidade para estas questões  poderiam ser facilmente corrigidos ou diminuídos.

O facto da Wikipédia ser editável por qualquer pessoa também contribui para a perpetuação de alguns dos seus erros, não estando estes problemas restritos aos programadores e desenvolvedores.

Uma forma deste problema poder ser corrigido seria a sensibilização de toda a comunidade acerca destas questões, bem como existirem recomendações específicas, tal como existem para a publicação de artigos.

A Wikipédia como um recurso educacional aberto[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia é uma enciclopédia online livre, que resulta do contributo de diversos autores voluntários, que assim colaboram na criação e desenvolvimento de um Recuso Educacional Aberto (REA).

A Wikipédia pode ser identificada como um recurso educacional na medida em se constitui um material passível de ser utilizado quer para ensinar quer para aprender, independentemente dos seus conteúdos serem produzidos  para contextos educativos formais ou para contextos informais e não-formais (Downes, 2006 apud Pestana, 2014 : 16).[2]

Para além de ser um recurso educacional a Wikipédia  é ainda um REA, tal como estabelecido na definição da UNESCO:

“teaching, learning and research materials in any medium, digital or other­wise, that reside in the public domain or have been released under an open license that permits no-cost access, use, adaptation and redistribution by others with no or limited restrictions. Open licensing is built within the existing framework of intellectual property rights as defined by relevant international conventions and respects the authorship of the work”  (UNESCO apud Pestana e Cardoso, 2016 :7)[3]

A questão da abertura dos recursos educacionais prende-se com as condições de utilização dos mesmos, que se estabelecem através de licenciamentos livres, como são exemplo as licenças Creative Commons. Este tipo de licenciamentos são importantes para o movimento de conteúdos abertos, uma vez que elas permitem a utilização livre e gratuita de recursos de forma expressa.

A Wikipédia também utiliza o  licenciamento Creative Commons como forma de estabelecer a utilização dos seus artigos, em particular utiuliza os licenciamentos GNU Free Documentation License e Creative Commons  ShareAlike.

A qualidade/fiabilidade da Wikipédia[editar | editar código-fonte]

O debate relativo à fiabilidade vs qualidade da Wikipédia iniciou-se a com a questão ”Poderá ser o maior problema a maior vantagem?”, onde explicou que a Wikipédia não sendo um recurso perfeito, muito devido à sua política de desenvolvimento acaba por ser referida como “uma das melhores ferramentas para a aprendizagem”. Ainda assim a Wikipédia continua a ser vista com algum descrédito, em particular, pela comunidade educativa. Esta desconfiança está relacionada com o modelo de desenvolvimento Wiki, que é distinto do modelo académico tradicional.

A perfeição (ou imperfeição) da Wikipédia relacionam-se com a fiabilidade dos seus artigos e neste sentido foram elaborados diversos estudos comparativos com outras enciclopédias, onde se verifica que a Wikipédia é tão fiável como outras bem conhecidas (como por exemplo a Encyclopaedia Britannica).

De modo geral considera-se que não existem recursos perfeitos e portanto, a Wikipédia apresenta-se como um recurso importante devido à grande velocidade com que se actualiza e à diversidade de temas que abrange.

Uma prova da qualidade e confiança dos artigos Wikipédia pode ser encontrada observando as posições dos resultados dos motores de pesquisa relativos aos mesmos.

Complementarmente verifica-se a promoção da utilização da Wikipédia como fonte de recursos educacionais por instituições de grande prestígio (como Harvard e Universidade Aberta) o que só reforça a questão da confiança que existe por parte da comunidade académica na sua utilização. No entanto podem-se identificar dois pontos de vista distintos relativos à percepção da importância da Wikipédia que dividem professores e alunos. Os alunos referem a Wikipédia como “um projeto importante porque veio facilitar o acesso a todos à informação”; e os professores, que a identificam como “um projeto que permite o acesso à informação, mas só de forma superficial” (Pestana, 2014 : 111)[2].

Como forma de melhorar a qualidade dos artigos na Wikipédia, estabelecidas algumas regras, tendo como foco especial a Verificabilidade, estabelecendo-se que qualquer artigo sem referência a fontes será removido, sendo apenas reintroduzido após este apresentar citações e fontes que o suportem. Ainda para permitir maior credibilidade dos seus artigos, foram identificados mais quatro grupos de Políticas:

  • Políticas relativas ao conteúdo;
  • Políticas sociais;
  • Políticas relativas a permissões;
  • Políticas de carácter geral

(Ayers, Matthews & Yates, 2008, apud Pestana, 2014).[2]

A Wikipédia é considerada um recurso de sucesso, não se compreendendo as criticas de que é alvo, em particular quando se verifica que quem critica não tenta aperfeiçoar os artigos considerados incorretos.

Futuro da Wikipédia[editar | editar código-fonte]

Sendo a Wikipédia uma enciclopédia livre, disponível da Web, seria desejável que evoluísse de acordo com a tecnologia que a suporta.

No entanto, actualmente, coloca-se a questão se a mesma conseguirá responder aos desafios impostos pela evolução tecnológica, num futuro próximo e assim continuar a ser um recurso relevante, como tem sido até ao momento, havendo quem preveja um declínio para o seu futuro, justificando-o com problemas de gestão e conflitos internos. É ainda indicado que a Wikipédia raramente apresenta novas funcionalidades e que não tem evoluído no sentido de atrair novos visitantes.

O processo de evolução de qualquer produto embarca 3 fases distintas, terminando na fase de declínio, contudo se forem efetuadas as devidas atualizações, as fases anteriores (crescimento e maturidade) manter-se-ão por mais tempo, permitindo um “renascimento” da Wikipédia no futuro e contribuindo para a sua longevidade.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Wikipédia». Wikipédia, a enciclopédia livre 
  2. a b c Pestana, F. (2014). A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online. Lisboa: Universidade Aberta, Dissertação de Mestrado.
  3. Pestana e Cardoso (2016). A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade. Slide 7.http://elearning.uab.pt/mod/resource/view.php?id=214268.Visitando em 9 de fevereiro de 2016