Usuário(a):RicardoMendesJr /Produção contínua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Produção contínua

Produção contínua[editar | editar código-fonte]

Produção Contínua também chamada de - produção em massa – de fluxo em linha - é um método usado por muitas empresas de manufatura para fazer a maior quantidade de um produto no menor espaço, tempo e custo possível. A ideia por trás deste conceito é a produção constante, sem qualquer tipo de pausa ou interrupção. Muitos dos processos envolvem plantas muito grandes, com equipamentos extremamente longos, que funcionam constantemente da mesma maneira. para garantir que cada produto seja igual. Este tipo de produção exige uma grande dose de planejamento e, uma vez que um sistema tenha sido implementado, é muito difícil de resolver eventuais falhas no processo.

Como funciona[editar | editar código-fonte]

Os sistemas de produção contínuos são empregados quando existe alta uniformidade na produção e demanda de bens ou serviços, fazendo com que os produtos e os processos produtivos sejam totalmente interdependentes, favorecendo a sua automatização. É chamado de contínuo porque não se consegue facilmente identificar e separara dentro da produção uma unidade do produto das demais que estão sendo feitas. Devido à automação dos processos, a flexibilidade para a mudança de produto é baixa. São necessários altos investimentos em equipamentos e instalações, e a mão de obra é empregada apenas para a condução e a manutenção das instalações, sendo seu custo insignificante em relação aos outros fatores produtivos.

Está classificada dentro deste grupo geralmente a produção de bens de base, comuns a várias cadeias produtivas, como energia elétrica, petróleo e derivados, produtos químicos de forma geral etc. Alguns serviços também podem ser produzidos dentro desta ótica com o emprego de máquinas, como serviços de aquecimento e ar condicionado, de limpeza contínua, sistemas de monitoramento por radar e os vários serviços fornecidos via Internet (homebank, busca de páginas etc.) , entre outros.

Nos sistemas contínuos, tendo em vista a sincronização e a automatização dos processos, pode-se dizer que o lead time produtivo é baixo, e, por serem produzidos poucos produtos que possuem demandas altas, a maioria das empresas coloca de antemão estoques destes produtos à disposição dos clientes, pois sua venda é garantida. Desta forma, com tempos de espera entre os processos praticamente nulos, se consegue carregar adequadamente os recursos produtivos de maneira a diluir os altos custos fixos aplicados, chegando-se a custos de produção baixos.

A manutenção de um sistema de produção contínua é muito importante, porque qualquer atraso no processo requer que todos, tanto acima como abaixo na linha de produção, parem quando o problema for detectado para sua correção. Muitos produtos de alta tecnologia também estão usando os modelos de produção contínua, e os robôs e máquinas que operacionalizam a produção são muito sofisticados.

A maioria dos sistemas de produção contínua caracterizam-se por um conceito de produção semi ou totalmente automatizado, que requer uma grande dose de coordenação. Os sistemas dependem de intervenção humana, bem como os passos são monitorados por computador para se certificar que tudo está ocorrendo como o normal, conforme o planejado. Eles também assumem que a produção pode continuar 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Esses sistemas exigem um grande investimento em projeto de máquinas e processos antes de qualquer coisa, mesmo quando sai da linha de montagem para um consumidor. Eles também exigem que as medidas de controle de qualidade sejam implementadas e constantemente avaliadas em vários pontos diferentes no processo.



Características[editar | editar código-fonte]

Critérios: Processo Contínuo:
Volume da produção Alto
Variedade de Produto Pequena
Sequência Linear
Fluxo Constante
Flexibilidade Baixa
Qualidade da mão-de-obra Baixa
Automação Alta
Layout Por produto
Exemplo Exemplo
Capacidade Ociosa Baixa
Lead Time Baixo
Fluxo de Informações Baixo
Estoques produto acabado Alto
Estoque matéria-prima Alto
Manutenção Preventiva



Aplicações[editar | editar código-fonte]

As linhas continuas de produção são utilizadas nas empresas dos seguintes ramos:

  • Indústrias de refrigerantes
  • Indústria de eletrodomésticos
  • Indústria alimentícia
  • Indústria cimenteira
  • Indústria de CDs
  • Indústria química
  • Indústria de papel
  • Indústria de derivados de petróleo
  • Indústria de aço
  • Indústria automobilística

Entre outras.


Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

http://www.bwsconsultoria.com/2011/05/producao-continua.html

http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/6481-o-que-e-producao-continua/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_produ%C3%A7%C3%A3o

http://www.inpgblog.com.br/sistemas-de-producao/

Tubino,Dalvio Ferrari - Planejamento e Controle da Produção , Teoria e Prática - 2ed. Editora Atlas S.A- 2009