Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Srafa22/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Organizações Exponenciais[editar | editar código-fonte]

Organizações Exponenciais (ExO) são empresas construídas com base na tecnologia da informação e utilizam técnicas organizacionais não-lineares para alavancarem com o apoio da transformação digital.[1]

Para trabalhar com as Organizações Exponenciais (ExO), é preciso entender as oportunidades disruptivas do mercado, pois cada oportunidade é de uma forma e uma ferramenta não necessariamente irá atender todas elas. Quando uma empresa inova uma tecnologia no mercado, gera uma mudança comportamental no consumo do público geral e nos concorrentes. Sendo um momento de revolução e estratégia de lançamento.[2]A quantidade de informação que é criada e processada na internet é cada vez maior, e analisar esses dados e saber gerir essas informações, leva ao crescimento exponencial.

Características das Organizações Exponenciais[editar | editar código-fonte]

As Organizações Exponenciais (ExOs) possuem traços comuns com mecanismos internos e externos que alavancam um crescimento exponencial, o Propósito Transformador Massivo (PTM). O PTM motiva as empresas a querer crescer cada vez mais e ter um sonho grande de conquistar o mundo, motivando-as a superar e atingir rapidamente seus negócios com ativos alavancados.

As características das ExOs possuem dez atributos, sendo cinco atributos externos da sigla SCALE e cinco internos da sigla IDEAS.

Características
SCALE IDEAS
Staff sob demanda Interfaces
Comunidade e Multidão Dashboards
Algoritmos Experimentação
Leveraged assets Autonomia
Engajamento Tecnologias Sociais


E com base em uma pesquisa feita, é apontado que outras organizações possuem características que ultrapassam as de uma ExO. Sendo elas:

Airbnb Google Quirky Uber Valve
GitHub Netflix Tesla Waze Xiaomi

Considerando-se todas as características e definições, pode-se concluir que organizações exponenciais estão cada vez mais inseridas no mercado e irão sempre inovar em tecnologias transformadoras que serão essenciais para alavancar os negócios, obtendo uma vantagem no capital e se adaptarão rapidamente com as mudanças do comércio. E de acordo com o livro Organizações Exponenciais, as chaves para a adaptação dessas empresas são o PTM, IDEAS e SCALE.

Salim Ismail[editar | editar código-fonte]

Salim Ismail (nascido em 17 de maio de 1965 em Hyderabad, Índia) é um empreendedor indo-canadense, investidor anjo, autor, palestrante e estrategista de tecnologia. Ele é o Diretor Executivo Fundador da Singularity University e autor principal do livro Organizações Exponenciais. [1].

Em março de 2017 foi nomeado para o conselho de administração da Fundação XPRIZE. Ele é um empreendedor em série que confundo várias empresas de tecnologia (Confab e PubSub Concepts), liderou a Brickhouse, incubadora interna do Yahoo! e a Ångströ, que foram adquiridas pelo Google em 2010. Além de autor principal do livro, Salim é o fundador da ExO Works e OpenExO, onde atua como presidente.

Em 2011, quando Ismail começou a escrever o livro Organizações Exponenciais junto dos co-autores Mike Malone e Yuri van Geest, o livro foi lançado pela Diversion Books, uma divisão da Diversion Publishing Corp., e em 14 de outubro de 2014 alcançou o primeiro lugar na lista de Best-Sellers em Gestão de negócios, sendo nomeado o ‘Livro do ano sobre crescimento, inovação e liderança' da Frost & Sullivan. O livro foi traduzido para mais de 15 idiomas.[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Ismail, Salim. Organizações exponenciais : por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito) / Salim Ismail, Michael S. Malone, Yuri Van Geest; tradução de Gerson Yamagami. - São Paulo : HSM Editora, 2015. 20p a 60p.
  2. SANTOS, G.S.P. Organizações Exponenciais: Uma Análise do Desenvolvimento de Startups na Incubadora MIDI Tecnológico, 2018.
  3. Sykes, Timothy (2016-06-22). "5 Key Books Every Entrepreneur Should Read". Entrepreneur. Retrieved 2017-08-03.