Usuário(a):TiagoLubiana/Wikipédia e Ciência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Wikipédia e ciência: uma carta-pedido para colegas cientistas[editar | editar código-fonte]

Colegas,

Essa carta-pedido é um resumo longo da minha visão sobre ciência e Wikipédia, e o potencial transformador dessa simbiose.

Todos nós usamos a Wikipédia. Seja diretamente, como primeiro recurso para informação. A Wikipédia alimenta até o Google.

Ela é uma ponte para transmitirmos o tivemos a oportunidade de estudar. E mais, da forma que sabemos fazer muito bem: através de informações referenciadas, e com o mínimo de viés pessoal possível.

A Wikipédia nos permite, ao mesmo tempo, ensinar e aprender, em escalas inimagináveis. Por isso, abaixo compartilho 5 motivos por que toda pessoa da ciência se beneficiaria de editar a Wikipédia:

A Wikipédia é a plataforma para a boa ciência ser ouvida.[editar | editar código-fonte]

Quando queremos divulgar os conhecimentos, uma barreira é fazer o conteúdo chegar as pessoas. Competir com video games e canais de comédia é difícil. Por isso que os maiores youtubers de ciência estão muito longe de ter a popularidade de Whindersson Nunes ou Felipe Neto. Na Wikipédia, a demanda já existe!

É o sonho de todo negócio, ter uma demanda enorme. Nosso negócio é o conhecimento, e o lucro é viver numa sociedade com melhor informação. É a oportunidade de ter um impacto hoje, agora, na educação. Na formação. Cada melhora da Wikipédia é um ganho em dobro, pois ela é buscada ativamente. O povo clama pelo seu conhecimento lá.

Somos treinados para produzir textos enciclopédicos.[editar | editar código-fonte]

Toda pessoa na ciência tem a formação para fazer textos referenciados. Só que os papers, em inglês e cheios de jargões, são pouco acessíveis. E matérias de blogs, revistas e jornais já fogem do nosso estilo, do nosso estudo. Entramos no improviso. Vídeos de divulgação no youtube e memes tem grande alcance, mas têm no mesmo problema. Na Wikipédia, nós jogamos em casa.

Quando esse talento lapidado não aproveitado para o bem comum, todos perdemos. Detalhes sutis, como qual referência deve ser usada para um tema, ou quão robusto é um artigo científico, são coisas que se tornam naturais. Quem se dedica muito a pesquisa cria um sexto sentido para informação de qualidade sobre a área que estuda. Não podemos mudar uma matéria de jornal por que um artigo foi retratado, por que o método estatístico era inadequado, por que o “n” amostral era insuficiente. Mas na Wikipédia podemos fazer mudanças, colocar as referências apropriadas, deixar a informação no brilho.

Compartilhar informação é muito prazeroso.[editar | editar código-fonte]

Esse polimento da informação é prazeroso. A gente é bom no que faz, e gosta disso. Colocar uma afirmação bem fundamentada, trocar uma referência duvidosa por uma robusta, adicionar considerações e limitações. São pequenas coisas que fazemos todos os dias e que temos prazer em fazer! Aquela satisfação de um trabalho bem feito.

E sem julgamentos! Claro que gostamos de melhorar nossos textos, mas às vezes tudo o que queremos é escrever, sem precisar discutir formatos e detalhes. Na academia, ótimos textos iniciais passam por um processo doloroso de corte, reparo, substituição, entalhe, e são espremidos até se tornarem o melhor possível, na soma ponderada da opinião dos autores e revisores. Na Wikipédia, os ótimos textos iniciais já são maravilhosos. Os rascunhos não revisados já são muito melhores do que a ausência de informações. Ao longo do tempo são lapidados, sim, mas muitas vezes por outras pessoas, e não carregamos essa cruz. O prazer de escrever sem peso, por puro desejo.

E, bem, é muito melhor fazer isso, quando temos a garantia que servirá de alguma coisa. Quantos artigos não consomem dias de cérebro suando para serem publicados e nunca citados? Ou citados 2, 3, 4 vezes? Na Wikipédia, esse esforço tem retorno imediato! A nossa arte, nossa produção, impacta de forma garantida. Te dá um sentimento de importância, de fazer a diferença, que, além de tudo, é real.

A Wikipédia faz a boa ciência ser valorizada.[editar | editar código-fonte]

Além de termos a garantia que nossa escrita será lida, a Wikipédia nos permite reconhecer quem faz bons trabalhos. Os links para citações na Wikipédia dão notoriedade a artigos, e isso dá reconhecimento a quem os escreveu. Artigos citados na Wikipédia são citados fora, e crescem em importância.

Através da edição da Wikipédia, podemos dar reconhecimento a quem sabemos que faz um bom trabalho. Aos trabalhos que não ganham espaço na grande mídia científica, por exemplo, mas são rigorosos e bonitos, como muitos trabalhos de colegas que estão aqui lendo. Não é boa prática citarmos a nós mesmo na Wikipédia, mas é uma ótima prática citarmos os trabalhos que conhecemos e admiramos.

É uma oportunidade de dar visibilidade, também, a artigos de certos nichos. Poucas pessoas irão abrir uma revista de herpetologia, mas todos os dias 370 pessoas abrem a página “Cobra-coral” na Wikipédia em português. A página tem 6 referências, e nenhuma de autores brasileiros. E sem nenhuma dúvida, há muita gente no Brasil produzindo conteúdo de qualidade sobre cobra-coral.

A Wikipédia nos estimula a aprender bem[editar | editar código-fonte]

Ao escrever na Wikipédia sobre os estudos que conhecemos, aprendemos muito. Para escrever de forma enciclopédica, nós temos que entender a mensagem principal de verdade. O simples ato de escrever já ajuda. Por isso anotamos tudo, o tempo todo.

Quando escrevemos para nós, contudo, nos permitimos menor cuidado. Um rabisco aqui e ali, uma imprecisão, um texto escrito de qualquer jeito. Dessa forma nos privamos de entender direito o conteúdo, até involuntariamente. Quando escrevemos para a Wikipédia, nos forçamos a moldar o conhecimento, para ele ficar claro para pessoas que não tem os vieses e jargões. E, nesse processo, ensinamos a nós mesmos.

Paro por aqui, pois o texto já está muito longo.

Me anima ver o potencial de transformação cultural que a Wikipédia tem. Só de anotarmos na Wikipédia em vez de em cadernos e .docs obscuros, elevaríamos o patamar da valorização da ciência no Brasil assim, do dia pra noite e com pouquíssimo esforço extra.

Dois pontos são importantes em termos práticos: Você sabe muito, mais que o suficiente para editar a Wikipédia. Quantos livros você leu no seu trajeto até agora? Quantos artigos? A resposta é, invariavelmente, muitos e muitos e muitos. Seja audaz! É só ir na Wikipédia e escrever qualquer coisa. Não é pra ser trabalhoso, é voluntário. Pensa num artigo legal que você citou em alguma discussão, vai na página do assunto dele e adiciona a referência lá. Ou adiciona a matéria de jornal que você leu sobre um tema importante. Se fizer algo errado, alguém vai corrigir, então vai na vontade.

A barreira técnica é baixa. Quem escreve texto científico, pode editar a Wikipédia.

  • Criar uma conta
  • Ir no artigo de interesse
  • Clicar no botão editar no canto direito
  • Escrever o que quiser.
  • Adicionar referências com um botão escrito “Citar”, no qual você só adiciona o link do paper e a citação é feita automaticamente.
  • Clicar em publicar.

Pronto! Em vez de esperar meses para publicação, ela é feita na hora. Com certeza leva menos tempo do que ler esse texto até aqui.

Desculpe se tomei o tempo de vocês, colegas, sei que é precioso. Mas acredito que compartilhamos o desejo de um Brasil mais informado. Nesse momento de pandemia, essa nossa interação fora da bolha é mais importante do que nunca. podemos usar o tempo em casa para contribuir diretamente para o conhecimento aberto, online, agora.

Colegas, vamos editar a Wikipédia.

Carinhosamente,

Tiago